Tema das redações a serem elaboradas até 26/10/2000:

Química e Energia Limpa: Produção e Armazenamento

Algumas fotos da Fase Final da Olimpíada de Química SP-2001

Lista dos 20 Vencedores da Olimpíada de Química SP-2001

As 20 redações selecionadas pela OQ SP-2001

Lista dos classificados para a fase final da OQ SP-2001

Olimpíada de Química SP-2001 - Convite

Como Fazer a Redação e Respostas a
Perguntas Freqüentes dos Estudantes

Regulamento da Olimpíada de Química SP-2001

Calendário

Formulário de Inscrição

Resultados da Olimpíada Anterior (Mol.P.Quim 99)

Olimpíada Brasileira e Olimpíada Internacional


Olimpíada de Química SP-2001 - Convite

Prezado(a) Diretor(a), Coordenador(a) ou Professor(a),

Em nome da Associação Brasileira de Química, anunciamos a Olimpíada de Química SP-2001 para estudantes de ensino médio e vimos convidá-lo(a) a organizar a participação de sua Escola na primeira fase dessa Olimpíada. Para tanto, solicitamos que os cartazes anexos sejam afixados em local bem visível, que cópias do regulamento sejam repassadas a todos os professores de química e que o evento seja divulgado pelos meios disponíveis na Escola.

Como em anos anteriores, a fase inicial baseia-se em redações elaboradas por alunos, individualmente ou em equipe. Uma boa idéia é promover concurso interno (p. ex. Olimpíada de Química do Colégio X) para selecionar as melhores redações, das quais no máximo três de estudantes de 1ª série e  três de 2ª série, podem ser inscritas pela Escola na Olimpíada de Química SP-2001 (ficha de inscrição anexa). Lembramos que alunos destacados em química tem melhores chances em etapas posteriores. Aliás, só alunos que hoje estão na 1ª série e nasceram depois de 30/06/1982, poderão vir a participar em todos os níveis, inclusive, na Olimpíada Internacional de Química, em 2002, na Holanda (mais de 50 países participantes). Os de 2ª série já estarão na última série em 2001 (salvo colégios técnicos), ainda em condições de representar São Paulo na Olimpíada Brasileira de Química e o Brasil na Olimpíada Ibero-americana de Química.

O tema para as redações deste ano, "Química e Energia Limpa: Produção e Armazenamento", remete os estudantes ao estudo e à reflexão sobre consumo e fontes atuais e futuras de energia (químicas versus não químicas) e a assuntos como, p. ex., petróleo, carvão, álcool, produção eletroquímica de hidrogênio, células de combustível, pilhas e baterias (de marca-passos a carros elétricos e satélites), bem como tecnologias químicas para produzir células solares, combustível nuclear, fixar CO2, eliminar poluentes (dos escapamentos de carros e usinas), entre outros. Os autores tanto poderão apresentar um panorama como aprofundar algum(s) tópico(s), sendo essencial que agreguem idéias e/ou propostas próprias ao material pesquisado.

Contamos, desde já, com a participação da Escola de V. Sas., deixamos nossos votos de sucesso e colocamo-nos à disposição para esclarecer dúvidas pelo fax/fone (11) 3818-2159 (das 7h30 às 12 horas ou gravando mensagem a qualquer hora) e pelo e-mail. Informações atualizadas e listas de convocados serão veiculadas na AllChemy, onde também se encontram as redações selecionadas em anos anteriores e  links  para as demais etapas das Olimpíadas de Química. Relação dos finalistas do evento de 1999 (Mol.P.Quim'99) encontra-se neste folheto.

Lembramos que realização da Olimpíada de Química SP-2001 pela ABQ-SP, começando pela divulgação em 2.200 escolas e culminando com a premiação (em 99, cerca de 6 mil reais em prêmios e livros), só é possível graças aos patrocinadores que, neste ano, são: o Conselho Regional de Química - IV Região, a Editora Moderna, a BASF, a OXITENO e a Ipiranga Química.

Prof. Dr. Omar A. El Seoud
Presidente ABQ-SP

Prof. Dr. Ivano G. R. Gutz
Vice Presidente da ABQ-SP


Como Fazer a Redação e Respostas a Perguntas Freqüentes dos Estudantes

1. Que requisitos devo preencher para poder participar da OQ SP-2001?

· Ser estudante de 1ª ou 2ª série do ensino médio (antigo colegial ou curso técnico de química) · Ter nascido depois de 30/06/1982
· Estar cursando o ensino médio no Estado de São Paulo
· Escrever (sozinho ou em equipe) 2 ou 3 páginas sobre o tema "Química e Energia Limpa: Produção e Armazenamento" (ver dicas na resposta 3)
· Entregar a redação ao professor de química até 26 de outubro
· Aguardar a seleção das 3 melhores redações de 1ª e 3 de 2ª série da sua escola
· Verificar se a escola fez a inscrição na OQ SP-2001 até 17 de novembro

2. É melhor fazer a redação sozinho ou em equipe?

a) Você gosta de pensar, discutir, pesquisar e escrever sobre assuntos de grande importância para a nossa sociedade, como o do tema proposto, mas não tem bom aproveitamento em química?
Neste caso, procure até 4 colegas interessados em ajudar, dos quais pelo menos um tenha grande interesse, facilidade e boas notas em química ou ciências em geral.
b) Você é um dos melhores alunos em química de sua classe, ou até mesmo da escola, mas tem dificuldade em fazer uma boa redação sobre o tema?
Associe-se a até 4 colegas que tenham esta aptidão e colabore com eles, pesquisando e ensinando-lhes os aspectos químicos da questão, para que a redação tenha fundamentação e propostas cientificamente corretas.
c) Você adora química, se sai bem nas provas, gosta de pesquisar e tem facilidade em expressar suas idéias?
Você pode fazer sua redação sozinho. Entretanto, se liderar uma equipe, poderá compartilhar seus conhecimentos com os colegas, levando-os a interessar-se pelo assunto. Além disso, duas ou mais cabeças pensam melhor do que uma.
Mas atenção: se a redação for escolhida pela OQ SP para publicação, todos os autores da equipe vão figurar. Se a redação der direito à participação na Fase Final, no caso de equipes, será convocado somente um autor, indicado pela escola por ter melhor aproveitamento em química.

3. O tema deste ano é muito vasto. Como posso fazer uma boa redação?

a) Você poderá optar entre apresentar um panorama geral e/ou aprofundar algum(s) tópico(s) relacionados ao tema "Química e Energia Limpa: Produção e Armazenamento", por exemplo:
- padrões de consumo de energia pela sociedade (escassez, desperdício, poluição) em países desenvolvidos e subdesenvolvidos e como poderiam/deveriam ser modificados visando uso sustentável;
- fontes atuais e futuras de energia (químicas versus não químicas, p. ex., a matriz energética brasileira, essencialmente hidroelétrica até o momento, irá sofrer modificações doravante...);
- análise e perspectivas do uso de combustíveis como petróleo, gás, carvão, álcool, etc...;
- princípios e tecnologias para produção eletroquímica de hidrogênio, células de combustível, pilhas e baterias, recarregáveis, visando aplicações que vão de marca-passos e telefones celulares a carros elétricos e satélites;
- produção de energia por fissão e fusão nuclear e os problemas químicos de resistência dos materiais em uso pacífico e bélico; a fusão "a frio";
- tecnologias químicas para: produzir células solares, produzir combustível nuclear, fixar de CO2, eliminar poluentes mediante motores ou geradores mais eficientes e catalisadores e filtros para escapamentos de carros, usinas, etc...;

b) Consultas à bibliografia e discussões com os professores e colegas são úteis enquanto não comprometerem a originalidade do texto elaborado. A transcrição de frases da literatura ou idéias de outros é inadmissível sem clara citação da fonte. É muito importante que você(s) inclua(m) suas idéias, visão e/ou proposta sobre o tema. Naturalmente, a clareza do texto, a precisão de linguagem e o embasamento científico também ajudam.

4. Como é feita a escolha dos finalistas e das redações que vão ser publicadas?

Durante o período de dezembro de 2000 a fevereiro de 2001, no mínimo 2 membros da Comissão Julgadora, composta de professores universitários e pesquisadores com doutoramento, irão ler cada redação (das quais foi removida a ficha com a identificação dos autores). As redações bem avaliadas por pelo menos um dos membros serão lidas por outros integrantes da Comissão, até não que não haja dúvidas na escolha das 100 redações que darão direito à convocação do autor (principal) para a Fase Final, bem como das 20 que serão publicadas na AllChemy http://allchemy.iq.usp.br.

5. Como vou saber do meu resultado?

A lista dos 100 finalistas será publicada na AllChemy. As escolas com algum aluno convocado serão avisadas por carta e deverão confirmar antecipadamente a participação do estudante na Fase Final. Cerca de 2.200 escolas receberão a lista impressa dos finalistas e dos vencedores junto com o material de divulgação da próxima OQ SP. Os resultados também ficarão à disposição dos meios de comunicação que quiserem divulgá-los.

6. Se eu for convocado para a Fase Final, vou ter que saber muita química para ter chances?

Se você for convocado e comparecer, já garantiu o Certificado de Finalista, uma distinção ao alcance de somente 100 entre todos os estudantes inscritos na OQ SP-2001. Entretanto, para conquistar uma das 20 medalhas ou um prêmio em dinheiro, uma combinação de inteligência, capacidade de observação e conhecimento de química será de grande valia para relatar e interpretar (em 90 minutos) os experimentos que serão demonstrados pelos professores. Os 20 contemplados com medalhas comporão a Delegação Paulista para a OBQ 2001, cuja prova escrita será em setembro de 2001, exigindo mais conhecimentos de química.
Muito importante: somente alunos que estão na 1ª série em 2000 tem chance de compor a delegação de 4 brasileiros que irão a Olimpíada Internacional em 2002. Além da prova escrita, no IQ-USP, em setembro de 2001, em fevereiro de 2002, farão uma prova prática no mesmo local. Se você já estiver na 2ª série, ainda pode chegar à Olimpíada Iberoamericana.

Se tiver mais alguma dúvida, mande um e-mail para abqsp@iq.usp.br ou allchemy@iq.usp.br.

Estamos contando com sua participação.

Boa Sorte!


Regulamento da Olimpíada de Química SP-2001

A Seção Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Química, ABQ-SP, estará promovendo, no período de setembro de 2000 a junho de 2001, a Olimpíada de Química SP-2001, com os seguintes objetivos principais: a) envolver os estudantes de ensino médio numa atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro; b) revelar jovens talentos com vocação para a química e premiá-los; c) selecionar a delegação paulista para a prova da OBQ - Olimpíada Brasileira de Química, via de acesso à OIAQ - Olimpíada Ibero-americana de Química (em 2001) e a OIQ - Olimpíada Internacional em Química (em 2002, na Holanda).

A Olimpíada de Química SP-2001, destina-se exclusivamente a alunos de ensino médio nascidos depois de 30/06/1982, selecionados e inscritos pelas escolas em que estudam, localizadas no Estado de São Paulo. Compreenderá as três fases:

Fase 1 (na Escola) - Redação, Seleção e Inscrição

A Escola incentivará os alunos a elaborar, individualmente ou em equipes de até 5 alunos, redação original com até 3 páginas de extensão sobre o tema, “Química e Energia Limpa: Produção e Armazenamento”. A primeira seleção das redações será feita pela Escola com a participação do(s) professor(es) de química, podendo ser inscritas até três redações de alunos da 1ª série e três da 2ª série (limite de 6 por escola). Essas redações deverão ser remetidas à ABQ-SP, datilografadas ou digitadas com espaçamento 1,5 e caracteres de tamanho 12 a 14 em folhas de papel tamanho A4 (210 x 297 mm), grampeadas juntamente com a ficha de inscrição (ou cópia) preenchida. Nas folhas da redação, não poderá constar qualquer tipo de identificação (nomes de autor(es), equipe, escola, etc.). Para redações feitas em equipe, a escola deverá cadastrar o autor com melhor aproveitamento em química como candidato à Fase Final da Olimpíada de Química SP-2001, e etapas posteriores (OBQ, OIAQ e OIQ), enumerando os demais membros como co-autores.

Fase 2  (ABQ-SP) - Seleção para a Fase Final

A Comissão Julgadora designada pela ABQ-SP examinará as redações (numeradas e sem outra identificação) e procederá à seleção de 50 redações com autores de 1ª série  e 50 de 2ª série. Comissão Julgadora irá valorizar em sua avaliação o enquadramento no tema, a originalidade das idéias dos alunos, o nível de embasamento, a coerência do texto e a precisão de linguagem. As escolas dos 100 autores convocados para a Fase Final serão avisadas pela ABQ-SP e deverão confirmar a participação dos estudantes na prova. Estudantes inscritos que mudarem de escola deverão notificar a ABQ-SP. A listagem dos convocados, assim como o texto das 20 redações mais destacadas serão publicados na AllChemy.

Fase Final (no IQ-USP)

Os finalistas confirmados comparecerão, munidos de documento de identidade, ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo, onde assistirão a alguns experimentos simples de química. Em seguida, disporão de 90 minutos para redigir um relatório, atendendo aos quesitos contidos em formulário próprio. Os relatórios (numerados e sem outra identificação) serão analisados pela Comissão Julgadora, que levará em conta a série do aluno e  irá valorizar em sua avaliação, a capacidade de observação e dedução, a compreensão dos conceitos químicos envolvidos e a interpretação dada às etapas intermediárias e aos resultados finais dos experimentos.

Todos os finalistas presentes receberão certificado de participação na Fase Final. Os vinte alunos que obtiverem os melhores resultados, sendo 10 da 2ª e 10 de 3ª série, receberão medalhas (total de 4 de ouro, 6 de prata e 10 de bronze) e prêmios, e passarão a compor a delegação do Estado de São Paulo que prestará as provas escritas da OBQ-2001.

Observações importantes

a) A inscrição nas distintas fases da Olimpíada de Química SP-2001 é gratuita e a participação se dá por conta e risco do inscrito;

b) As omissões ou dúvidas deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora da ABQ-SP, que também se reserva o direito de alterar datas ou locais, suspender o evento e acatar a modificações ditadas pela OBQ, OIAQ ou OIQ que impliquem em alterações deste regulamento;

c) Nas listas de convocados para a Fase Final será citada a escola e o professor que figurar na ficha de inscrição; na lista dos ganhadores da Fase Final, será citada a escola e o professor que figurar na carta de confirmação de participação, se diferente.


Calendário da Olimpíada de Química SP-2001:

26/outubro/2000:

 Data limite para entrega de redações aos professores de química

17/novembro/2000:

Data limite para postagem ou entrega de redações pelas Escolas, na:
Associação Brasileira de Química – SP, Av. Prof. Lineu Prestes 748
IQ-USP, Sala 306, 05508-900 - São Paulo, SP
Telefone/Fax: (11) 3818-2159, e-mail: <abqsp@iq.usp.br>

09/março/2001:

Publicação da lista de estudantes convocados para a Fase Final na Internet e remessa de carta às escolas dos estudantes convocados.

05 /maio/2001:

 Data limite para a Escola confirmar à ABQ-SP, a participação na Fase Final, do(s) aluno(s) convocados.

09/junho/2001:

Fase Final da Olimpíada de Química SP-2001, com início às 9h30 min, no Instituto de Química da USP, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária, São Paulo, seguida de almoço, atividades, sessão de premiação e encerramento.

01/setembro/2001:

Exame da Olimpíada Brasileira de Química em 25 estados; no Estado de São Paulo, os 20 vencedores da OQ SP-2001 farão a prova escrita no Instituto de Química da USP.

Comissão Organizadora

Profs. Drs. Omar A. El Seoud, Ivano G. R. Gutz, Paulo Teng Sumodjo, Elisabeth de Oliveira (todos do IQ-USP), Marcia Gueckezian (Univ. Mackenzie), Patrícia Dantoni (Univ. Anhembi-Morumbi), Dra. Maria Inês C. Cantagallo (IPEN-CENEN), Profa. Rita de Cássia A. R. Patuci (Escola Senai Mario Amatto).

Patrocinadores

Conselho Reg. de Química - IV Região, Editora Moderna, BASF, OXITENO e Ipiranga Química.



Olimpíada de Química SP-2001
Formulário de Inscrição de Redação Selecionada pela Escola

Dados da Escola

Nome:

Endereço postal:

Telefone, fax, e-mail:

Nome do Professor de Química:

Dados do aluno (se for equipe, autor principal, com melhor aproveitamento em química)

Nome:

Data de Nascimento:

Endereço postal:

Telefone, fax, e-mail:

Nome dos demais co-autores (só para equipes):
2.
3.
4.
5.

Declaração da Escola

Declaramos que o(s) autor(es) acima identificado(s) encontra(m)-se regularmente matriculado(s) na_____ série do curso_____________________________ mantido por esta Instituição de Ensino e que todos, autor(es) e Escola, estão cientes e de acordo com o regulamento fixado para a Olimpíada de Química SP-2001, pela sua promotora, Associação Brasileira de Química, Seção Regional de São Paulo.

Local e Data __________________________________________
Nome           __________________________________________
Cargo           __________________________________________
Assinatura     __________________________________________

Observação: grampear cópia preenchida deste formulário sobre cada redação selecionada pela Escola e enviar para Associação Brasileira de Química – SP, Av. Prof. Lineu Prestes 748, IQ-USP, Sala 306, 05508-900 - São Paulo, SP.