VIDA E OBRA DE FRITZ FEIGL

Nascido em Viena, em 15 de maio de 1891, Fritz Feigl chegou ao Brasil e, 29 de novembro de 1940, radicando-se no Rio de Janeiro, cidade pela qual se apaixonou, declinando oferecimentos de universidades norte-americanas que procuravam atraí-lo. Seu notável trabalho teve como sede o Laboratório de Produção Mineral subordinado, na época, ao Ministério da Agricultura.

Em instalações parcimoniosas que se resumiam a um quase cubículo - modestamente ampliadas mais tarde, Fritz Feigl passou sua vida científica no Brasil na persistente rotina que é o espelho da pesquisa verdadeira. Trabalhador incansável, tinha como certa apenas a hora do início de sua jornada de trabalho, nunca a do término, as refeições tomadas no lugar mais próximo.

Seu laboratório alcançou desde logo alta produtividade científica, tornando-se atração internacional.Feigl deixou uma obra monumental e grandiosa, reunida em centenas de trabalhos originais, vários livros, textos e monografia, publicados em vários idiomas e edições sucessivas.

Destacando uma dentre as inúmeras contribuições que deixou, podemos citar o livro "QUÍMICA DE REAÇÕES ESPECÍFICAS", escrito no Brasil e publicado, pela primeira vez em 1949 obra essa considerada como um dos maiores textos não só da Química Analítica, mas da Química em geral.

O nome de Fritz Feigl é tradicionalmente conhecido pelos químicos do mundo inteiro como o do criador e idealizador da ANÁLISE DE TOQUE, uma técnica simples e eficiente, na qual provas analíticas são executadas numa só ou em poucas gotas de soluções, de preferência em pedaço grande de papel de filtro, sem utilizar qualquer instrumentação mais sofisticada.

Milhares de reações de toque foram elaboradas e minuciosamente testadas por Feigl e seus colaboradores, para identificação de substância inorgânicas e orgânicas. Com base nessas experiências, Feigl elaborou os conceitos de sensibilidade, especificidade e seletividade, rigorosamente definidos.
Sua extraordinária capacidade em utilizar, de forma engenhosa e imaginativa, diversas propriedades das reações químicas, abriu
um campo de pesquisa completamente novo, com perspectivas muito interessantes também para outros setores da Química.
Feigl não foi somente um dos maiores químicos analíticos deste século, mas ainda um grande e excepcional química no sentido mais amplo da palavra. Considerava como uma só ciência, cujos vários setores estão íntima e inseparavelmente correlacionados. Em trabalhos analíticos, dizia, encontramos freqüentemente resultados experimentais cuja importância excede o interesse puramente analítico.
Vários compostos novos e novas reações químicas de grande importância na Química dos Complexos e na pesquisa físico-química foram descobertos durante a elaboração de processos analíticos.
A própria análise química foi considerada por ele com um campo genuíno da química experimental, que difere de outros somente por sua finalidade analítica, refutando a opinião de que se trata unicamente de mera execução de reações analíticas.
Assim, uma série de circunstâncias da II Guerra Mundial, trouxe até nós um dos maiores químicos analíticos deste século, cujos conhecimentos de reações químicas foram sem precedentes, bem como insuperada sua habilidade em explorá-las para fins analíticos.