Orientação a estudantes em fase de definição de carreira

Nesta página você, estudante, vai encontrar informações e orientações que visam auxiliá-lo na definição da sua carreira. Você vai perceber que a Química é extremamente abrangente e relavante, omnipresente em nossas vidas. Tão importante é a Química no contexto das outras ciências que tem sido chamada de "Ciência Central".

É importante que você conheça logo cedo a atuação dos químicos e profissionais de áreas correlatas, de preferência antes de completar a oitava série, pois há diversos cursos técnicos relacionados à química que você pode cursar em substituição ao colegial. Veja, por exemplo, a variedade de tipos de habilitação de técnico ou tecnólogo na próxima página (Elenco dos profissionais da Química). Para saber mais, entre em contato com algumas das escolas que figuram na área Sintetizando.

Procure também conversar com pessoas que fizeram estes cursos. Se não conhecer ninguém, deixe suas dúvidas por meio de um mail.

Ao finalizar um desses cursos, você terá uma profissão com atribuições reconhecidas pelas leis brasileiras e um bom mercado de trabalho, como você poderá inferir examinando as duas próximas páginas.

Naturalmente que, para ampliar seu conhecimento de química e ciências afins, é recomendável fazer um curso superior, numa das carreiras citadas na próxima página. Há diversos outros cursos que também envolvem muita química em algumas das suas especialidades. Exemplos: ciências farmacêuticas (produção de fármacos, análises clínicas, toxicologia), geociências (geoquímica, águas subterrâneas), biociências (bioquímica, biologia molecular), oceanografia (oceanografia química), engenharia de materiais (novos materias), engenharia de alimentos, física (semicondutores, supercondutores) ou, se você for um aluno diferenciado, ciências moleculares (USP).

Consulta às próximas 4 páginas será ilustrativa. Uma idéia do que fazem os graduandos em química também pode ser obtida consultando os materiais reunidos na área Metabolizando. Uma boa idéia é começar pelo Guia do Estudante de Química. Visitar uma biblioteca de química (ver endereços na área Estuturando), ou escola de Quimica (ver endereços na área Sintetisando, muitas delas tem um dia de "portas abertas" para visitas monitoradas) também será útil. Se tiver oportunidade, dê uma espiada num congresso (área Agregando, sendo que o Congresso Brasileiro de Química, por exemplo, tem até concursos para trabalhos desenvolvidos no segundo grau).

Vamos procurar reunir reflexões e depoimentos de alunos, profissionais e professores para ajudá-lo. No momento, temos a oferecer um pequeno texto que exemplifica a atuação do químico na área do meio ambiente, extraído do livro: "O que o Profissional de Química deve saber" de Miguel R. Cuocolo. CRQ-IV Região, São Paulo, 1992. Pags. 109-110.


O PROFISSIONAL DA QUÍMICA E O MEIO AMBIENTE

Na defesa de nosso habitat, a atuação do profissional da Química tem contribuído para esclarecer e impedir que a Sociedade, sofra os maleficios do uso indiscriminado de produtos químicos e dos resíduos tóxicos industriais, cujo emprego e descarga efetuada por decisões de leigos, tem responsabilizado nossa profissão, dando uma imagem negativa ao desempenho de produtos e de indústrias da área da química.

Isto pode ser confirmado, pois atualmente os defensivos agrícolas tão necessários a agricultura, estão sendo denominados pejorativamente como agro- tóxicos.

A poluição do ar nas grandes cidades agrava doenças e problemas respiratórios, desde uma simples rinite, à bronquite e ao câncer do pulmão, cabendo também aos Profissionais da Química por força de Lei o exame e controle da poluição em geral e da segurança ambiental, quando causadas por agentes químicos e biológicos.

Assim, na defesa do meio ambiente o químico não deve permitir que a descarga de resíduos tóxicos seja efetuada indiscriminadamente no solo, no ar ou nos cursos d'agua a fim de evitar os perigos de contaminação e ofensa à Natureza.

No campo da saúde, sua preservação e recuperação, o profissional da química contribui com seu conhecimento e trabalho na fabricação de produtos obtidos através de agentes físico-químico ou biológicos, produtos industriais derivados de matéria-prima de origem animal, vegetal ou mineral e o tratamento de resíduos resultantes da utilização destas matérias-primas sempre que vinculadas às industrias da área da química.

Em tratamento em que se empreguem reações químicas controladas e operações unitárias, de águas para fins potáveis, industriais ou para piscinas públicas e coletivas, esgotos sanitários, e de rejeitos urbanos.

Compete ainda aos profissionais da química o exercício de análises químicas ou físico-químicas em laboratórios de análises que realizem exames de caráter físico-químico, químico-biológico, fito-químico, bromatológico, químico- toxicológico, sanitário e químico legal; órgãos ou laboratórios de análises clínicas ou de saúde pública ou a seus departamentos especializados, no âmbito de suas atribuições; estabelecimentos industriais em que se fabriquem insumos com destinação farmacêutica para uso humano e veterinário, insumos para produtos dietéticos e para cosméticos, com ou sem ação terapêutica; firmas e entidades públicas ou privadas que atuem nas áreas de química e de tecnologia agrícola ou agro-pecuária, de Mineração e de Metalurgia; controle de qualidade de águas potáveis, de águas de piscina, praias e balneários; estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos cosméticos sem ação terapêutica, produtos de uso veterinário sem indicação terapêutica, produtos saneantes, inseticidas, raticidas, antissépticos e desinfetantes; estabelecimentos industriais que fabriquem produtos dietéticos e alimentares; segurança do trabalho em estabelecimentos públicos ou particulares, ressalvada legislação específica; laboratórios de análises químicas de estabelecimentos metalúrgicos.