COSMETICS & TOILETRIES - Julho/Agosto 2001- Vol.13, no. 4, ISSN 0103-4030

Seções

Editorial... 2

Novos Produtos ... 4

Espaço Empresarial ... 10

Notícias da ABIHPEC ....14

Mercosul .... 16
Mais uma Decepção
Carlos Alberto Trevisan

A vez da Qualidade .... 18
Direcionamento Institucional
Friedrich Reuss e Maria Lia A. V. Cunha

Marketing .... 20
Ser Criativo
Rogério Martins

Temas Dermatológicos .... 22
Hidratação e Regeneração da Pele
Denise Steiner

Boas Práticas .... 24
Limites Microbianos
Teresa F.S. Rebello

ABC News .... 27

Aos Formuladores .... 32

Emulsificação com Economia... 36
J. Joseph Lin, PHD, Consultor, Pacific Palisades CA, Estados Unidos
Se as condições forem otimizadas, a qualidade das emulsões fabricadas por processo de emulsificação com baixa necessidade de energia pode ser igual ou até mesmo superior, às mesmas emulsões obtidas pelo processo convencional a quente. É uma boa alternativa para elas em épocas em que se necessita economizar eletricidade.

Sericina em Interações Celulares .... 42
Joachim Dewert e Udo Hoppe, Beiersdorf AG,Hamburgo, Alemanha
A sericina interfere com interações celulares de células relevantes do sistema imune da pele humana. Essas influencias da sericina e de quatro peptídeos relacionadas a serecinas puderam ser documentados em quatro ensaios imunológicos in vitro

Estudos de Estabilidade de Produtos Cosméticos ....54
Luisa Fernanda Ponce DLeón, Faculdaade de Ciências, Universidade Nacional da Colômbia, Bogotá, Colômbia
São descritos os ensaios para a determinação de vários atributos de estabilidade de cosméticos, e conceitos básicos para o estabelecimento de protocolo de avaliação

Enzimas em Cosmetologia ....66
Elisabete Pereira dos Santos, Faculdade de Farmácia UFRJ, Rio de Janeiro RJ, Brasil
Os avanços da biotecnologia trouxeram as enzimas como uma nova ferramenta para o químico formulador. Neste artigo a autora descreve os cuidados a serem seguidos na formulação com enzimas e os benefícios que esses ingredientes podem trazer aos novos produtos cosméticos.

Painel de negócios  ....73

Índice de Anunciantes .... 79

Eventos .... 80