ESPUMA - 4o trimestre’98 - Ano XIV, No 46

Palavra do Presidente ... 4

Gente & Negócio ...5

Ariel e Omo disputam mercado-teste: Os três Estados do Sul se transformaram nos últimos meses em um verdadeiro campo de batalha entre Gessy Lever e Procter & Gamble, líderes mundiais do mercado de detergentes em pó. Ambas empresas não mediram investimentos, armas e munições para provar que seu produto lava melhor: promoções, concursos, abordagens, demonstrações, shows em unidades móveis e até um processo no Conar.... 06

Surfactantes & Detergentes ...10

Segmento de enzimas movimenta US$ 1,5 bi: Mais de 40% da produção mundial de enzimas, estimada em U4$ 1,5 bilhão, é absorvida pela indústria de produtos de limpeza, que cada vez mais vem descobrindo as significativas melhorias que elas atribuem às fórmulas de seus produtos. Por outro lado, a biotecnologia e a engenharia genética vêm contribuindo de forma notável para elevar a performance das enzimas já existentes, além de possibilitar o desenvolvimento de novas famílias. .... 16

A ascensão da mulher no mercado de trabalho, a expansão dos supermercados e a conscientização do consumidor em relação à qualidade do produto e seu impacto no meio ambiente estão sendo apontados como os principais fatores para o crescimento das vendas de produtos para lavagem de roupas na América Latina. O fenômeno tem atraído novos investimentos dos principais grupos mundiais, que optaram por ignorar os obstáculos econômicos e políticos da região. ...17

Biotecnologia Marinha .... 24

16o Congresso em Recife A Abisa faz avaliação positiva sobre o 16o Congresso, realizado em Recife (PE). Palestras e exposição reforçaram a unidade da classe saboeira, que aproveitou o evento para votar a Carta de Jaboatão, na qual ratifica o apoio às reformas estruturais no País, em especial a Reforma Tributária. .... 28

Guia de Suprimentos .... 44

Eventos .... 47

INTERNET INDEX .... 48


Contato com a REVISTA ESPUMA