ANAIS DA ABQ

Como assinar: A revista Anais da ABQ é uma publicação trimestral, distribuída gratuitamente a todos os sócios da Associação Brasileira de Química, ABQ, e bibliotecas de química do país.Para associar-se, entre em contato com uma das Regionais da ABQ como, por exemplo, a de São Paulo:
ABQ-SP
Av. Prof. Lineu Prestes, 748, IQ-USP, sala 306
05508-900 São Paulo, SP, Brasil
Fax/fone: (011) 818 2159, E-mail: abqsp@iq.usp.br
Valor da anuidade (1998): R$40,00 para sócios individuais. Estudantes pagam metade e sócios coletivos, o dôbro.


Onde consultar: Nas bibliotecas das principais universidades com curso superior ou pós-graduação em química, como, por exemplo, na Biblioteca de Referência em Química no Brasil, Conjunto das Químicas, USP, São Paulo. Alternativamente, recorrer a algum sócio da ABQ.


Como Publicar: Os Anais da Associação Brasileira de Química publicam: artigos originais de pesquisa em todos os campos da química; artigos de revisão assuntos específicos; comunicações científicas curtas; artigos de cunho histórico e obituários; resenhas de livros.

Os idiomas da revista são o português e o inglês. Os artigos originais incluem um resumo em inglês, sob o título de "Abstract", com a extensão necessária para expor de modo claro e compreensível o conteúdo do trabalho. Este resumo não deve abranger generalidades e detalhes experimentais. Os artigos de revisão e comunicações curtas serão acrescidos de um esclarecimento em inglês, conciso.

A aceitação dos trabalhos é decidida pelo Conselho Editorial, que se fará assessorar por especialistas de reconhecida competência. O conselho poderá fazer pequenas modificações no texto, para torná-lo mais claro ou adequá-lo a estas instruções.

Os originais devem ser submetidos em duas vias, datilografadas em espaço duplo, em papel tamanho A-4, acompanhados opcionalmente por disquete (31/2 ) em formato Word for Windows. O cabeçalho é constituído pelo título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) e respectivas instituições. Tabelas, figuras e legendas de figuras devem vir em folhas separadas, assinalando-se no texto onde devem ser inseridas, opcionalmente. A nomenclatura deve obedecer às normas da IUPAC.

Citações bibliográficas no texto devem ser feitas por números entre colchetes. A lista de referências bibliográficas, ao fim do trabalho, deve ser organizada pela ordem das citações, obedecendo ao seguinte modelo: Trabalhos originais: 1. Dunstan, P.O. e Matos, F.A.P. 1979. An Acad. Bras. Ciênc.,51, 211. (Havendo mais de dois autores é facultada a citação, apenas do primeiro nome, seguido da indicação et al.). Livros: 2. Bovey, F.A. 1972. High Resolution NMR of Macromolecules. Academic Press, New York. Capítulos em livros coordenados por um organizador (editor): 3. Taylor, E.C. 1969. In : Topics in Heterocyclic Chemistry, R.N. Castle, editor (organizador), Wiley-Interscience, New York., 1-34.

Em artigos de revisão é admitida a citação completa, incluindo os títulos dos trabalhos. Os títulos das revistas devem ser abreviados de acordo com a "Chemical Abstracts Service Source Index"ou, quando não se tratar de publicações de natureza química, com a "Word List of Scientific Periodicals".

Serão fornecidas gratuitamente 25 separatas. Quantidades maiores poderão ser obtidas a preço de custo, mediante entendimento prévio.

Endereço:
Professor Geraldo Vicentini
Editor, Anais da ABQ, Instituto de Química da USP
Caixa Postal 26077
CEP 05599-970 - São Paulo - SP, Brasil
E mail: gvicenti@iq.usp.br