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SÉRIE BETA
Artigos Reproduzidos
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Determinando a Incerteza nas Medições Analíticas - Guia EURACHEM/CITAC
(2a edição, 1a ed. brasileira, coordenada pela SBM)
AUT: |
Ellison, S.L.R., Rosslein, M., Williams (editores da edição da EURACHEM) (versão brasileira, Sociedade Brasileira de Metrologia) |
REF: |
Allchemy-Série Beta, 2002, novembro, 15, beta021115.pdf |
CLA: |
Cópia de guia publicado pela SBM |
RES: |
Guia completo, de 166 páginas, traz o conceito de incerteza e sua distinção de erro, e descreve todas as etapas envolvidas na avaliação da incerteza nas medições analíticas através do processo ilustrado por exemplo. Consulta obrigatória para químicos analíticos. |
ARQ: |
Beta021115.pdf (1.113Kb, requer Acrobat Reader para visualização) |
A Chuva Ácida
AUT: |
Grupo de Pesquisa em Educação Química |
REF: |
Interações e Transformações - Química para o 2o Grau - Livro do Aluno / GEPEQ/IQ-USP, EDUSP, São Paulo, 1993. Capítulo I.1. pag. 17-25. |
CLA: |
Reprod. de capítulo de livro didático |
REC: |
Alunos e professores de segundo grau, nível introdutório |
TEM: |
Chuva ácida, combustíveis fósseis, corrosão de fios e estátuas, simulação da chuva ácida |
RES: |
Produtos provenientes do processo de queima de combustível fóssil (gasolina e carvão), tais como SO2, NO e NO2, interagindo com a água contida na atmosfera (nuvem e chuva) formam substâncias de caráter ácido. A chuva ácida interage com solo, lagos, rios, vegetais, fiação elétrica e obras de arte, transformando-os, muitas vezes, de forma irrevertível. Experimentalmente pode-se realizar simulações da produção da chuva ácida |
ARQ: |
bb56001x.doc (Word for Windows 2.0) |
Fontes de Informação para o desenvolvimento de tecnologia química
AUT: |
Peter Rudolf Seidl, Andrew Granja Shepherd & Vera Lellis |
REF: |
RQI - Revista de Química Industrial, Nº 702, Setembro 1995 |
CLA: |
Reprodução de artigo publicado |
REC: |
Alunos e professores de curso superior, profissionais da química e pesquisadores |
ARQ: |
cd62001f.doc (Word for Windows 2.0) |
Produção Limpa: Manual de Auditoria para Prevenção de Resíduos (PR) e Economia de Água e Energia na Fábrica
AUT: |
J. S. Furtador; A. Margarido; E. R. F. da Silva; M. L. P. da Silva; C. D. Straube & S. M. Suzuki |
REF: |
Manual produzido pelo Programa de Produção Limpa, Depto. De Engenharia de Produção & Fundação Vanzolini, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, www.lsi.usp.br/~prodlimp |
REC: |
Estudantes e profissionais com conhecimentos de química de nível técnico ou superior |
RES: |
Este Manual é para ser usado como ferramenta prática, no nível de chão de fábrica, para a auditoria voluntária do processo de produção, dos produtos acabados e suas embalagens, para: detectar a geração de resíduos- principalmente os perigosos e tóxicos, identificar o consumo de água e energia e implantar medidas corretivas |
ARQ: |
ProdLimp.doc (Word 7.0, 206 KB) |
Fitoplancton e Absorção de CO2 da Atmosfera
AUT: |
Maria Encarnación Vásquez Suarez-Iha (Prof. Assist. Dra., IQ-USP) |
REF: |
Coleção Documentos, Série Ciências Ambientais-20, Mudanças Globais e Desenvolvimento Sustentável. IEA-USP, São Paulo, 1994. Pag. 68-75. |
CLA: |
Artigo publicado com base em conferência de mesmo título |
REC: |
Interesse Geral, a partir do secundário TEM: Fitoplancton, oceano, biomassa, efeito estufa, CO2, clima |
RES: |
Introdução ao assunto do aquecimento global e seus efeitos polêmicos sobre os ecossistemas marinhos com aumento da produção de algas e de absorção de CO2 |
ARQ: |
bd57001r.doc (Word for Windows 2.0) |
Evolução dos conceitos de polímero e de polimerização
AUT: |
Ramón Guitián |
REF: |
Plástico Moderno, nº246, agosto, p.38-42 (1994) e nº247, setembro, p.28-32 Química e Derivados, no321, outubro, p.32-40 (1994) |
CLA: |
Reprodução de artigo publicado |
REC: |
Estudantes e profissionais com conhecimentos de química de nível superior |
TEM: |
polímeros, polimerizações |
ARQ: |
evolucao.doc (Word for Windows 2.0) |
Os Polietilenos
AUT: |
Ramón Guitián |
REF: |
Plástico Moderno, no257, agosto, p.45-48 (1995) Química e Derivados, no332, outubro, p.44-46 (1995) |
CLA: |
Reprodução de artigo publicado |
REC: |
Estudantes e profissionais com conhecimentos de química de nível superior |
TEM: |
polímeros, polietineno, PEBD, PEAD |
ARQ: |
polietil.doc (Word for Windows 2.0) |
Armas Químicas
AUT: |
M.R. Alcantara (Prof. Dra., IQ-USP) & J.A. Vanin (Prof. Assoc., IQ-USP) |
REF: |
Química Nova, 1992, 15(1), 62 |
CLA: |
Reprodução de artigo publicado |
REC: |
Estudantes e profissionais com conhecimentos de química de nível superior |
TEM: |
Armas químicas, gases de guerra, guerra química, tóxicos, pesticidas |
RES: |
Revisão, do ponto de vista químico, do uso de agentes químicos em aplicações militares. Abrange cronologia, características, aperfeiçoamento, informaçòes químicas e toxicológicas, estoques globais, relação com pesticidas. Votos para seu abandono em favor da paz são formulados pelos autores. |
ARQ: |
ba57005d.doc (Word for Windows 2.0) |
Recursos Naturais e Sintéticos para a Sobrevivência do Ser Humano
AUT: |
Grupo de Pesquisa em Educação Química - GPEQ |
REF: |
Química e Sobrevivência. Materiais Extrativos e Sintéticos. Atmosfera. / GEPEQ/IQ-USP, EDUSP, São Paulo, (no prelo). |
CLA: |
Reprod. de capítulo final de livro didático |
REC: |
Alunos e professores de segundo grau |
TEM: |
Luta pela sobrevivência, equipamento intelectual do ser humano, transformações de materiais na natureza, atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. |
RES: |
Apesar de ser fisicamente inferior a vasta gama de animais, o ser humano tem obtido grande sucesso na tentativa de sobreviver em nosso planeta. Parte desse sucesso se deve ao desenvolvimento do equipamento intelectual do ser humano, que aumentou a sua capacidade de exploração dos recursos da Terra. Outra parte se deve a organização de sistemas unificados (de medidas, comunicação, etc.) que permitiram a globalização deste conhecimento. Tem sido divulgada, ultimamente, a idéia de exploração racional, bem como a tomada de consciência ecológica, como tentativa de garantir a sobrevivência do planeta e de nossa descendência e, com isso, garantir a continuidade desse sucesso. |
ARQ: |
bb5a008o.doc (Word for Windows 2.0) |
História da Reelaboração das Idéias sobre Transformação Química - do Conceito de Afinidade ao Conceito de Equilíbrio
AUT: |
Grupo de Pesquisa em Educação Química |
REF: |
Interações e Transformações II - Química para o 2o Grau - Livro do Aluno / GEPEQ/IQ-USP, EDUSP, São Paulo, 1993. Capítulo 15, pag. 151-155. |
CLA: |
Reprod. de capítulo final de livro didático |
REC: |
Alunos e professores de segundo grau |
TEM: |
Transformação, Afinidade química, Revertibilidade e equilíbrio de uma transformação. |
RES: |
Faz parte da natureza humana sentir curiosidade a respeito do que são feitas as coisas. Tal incógnita levou muitos pensadores e cientistas a se dedicarem ao estudo da constituição e transformação dos materiais. Assim, cada idéia que surgia, por exemplo afinidade química, era integrada às idéias anteriores, sendo as mesmas complementadas por outras que surgiam depois, por exemplo equilíbrio químico. |
ARQ: |
bb57007l.doc (Word for Windows 2.0) |
O Nitrogênio, a Amônia e outras Histórias
AUT: |
Grupo de Pesquisa em Educação Química |
REF: |
Interações e Transformações II - Química para o 2o Grau - Livro do Aluno / GEPEQ/IQ-USP, EDUSP, São Paulo, 1993. Capítulo 1, pag. 9-17. |
CLA: |
Reprod. de capítulo introdutório de livro didático |
REC: |
Alunos e professores de segundo grau |
TEM: |
Nitrogênio e organismos vivos, Salitre, Fertilizantes nitrogenados, Rendimento na síntese da amônia, Planejamento e controle de reação |
RES: |
Os organismos vivos necessitam obter nitrogênio para a constituíção de suas células (proteínas). Na maior fonte desse elemento na natureza - o ar -, ele se apresenta em forma inerte (pouco reativa). Concentrou-se, então, esforços no sentido de obter, a partir do ar, derivados de nitrogênio em escala industrial. |
ARQ: |
bb57006k.doc (Word for Windows 2.0) |
Transformações e Energia
AUT: |
Grupo de Pesquisa em Educação Química |
REF: |
Interações e Transformações - Química para o 2o Grau - Livro do Aluno / GEPEQ/IQ-USP, EDUSP, São Paulo, 1993. Capítulo IV.1. pag. 193-204. |
CLA: |
Reprod. de capítulo introdutório de livro didático |
REC: |
Alunos e professores de segundo grau |
TEM: |
Evolução das sociedades, Consumo (variação e demanda de energia), Petróleo e derivados, Motor de explosão, Eletricidade, Pilha. |
RES: |
A origem e as mudanças ocorridas na vida e nas sociedades estão intimamente ligadas à obtenção e formas de utilização de energia. Desta forma, o conhecimento da geração e da transformação de um tipo de energia em outro é de suma importância dentro do mundo modermo. Os estudos sobre eletricidade vieram atender às necessidades da indústria no século XIX. |
ARQ: |
bb57005j.doc (Word for Windows 2.0) |
Alguns Aspectos da Exploração e do Processamento de Minérios: O Projeto Grande Carajás
AUT: |
Grupo de Pesquisa em Educação Química |
REF: |
Interações e Transformações - Química para o 2o Grau - Livro do Aluno / GEPEQ/IQ-USP, EDUSP, São Paulo, 1993. Capítulo III.1. pag. 139-145. |
CLA: |
Reprod. de capítulo introdutório de livro didático |
REC: |
Alunos e professores de segundo grau |
TEM: |
Minérios de ferro, siderurgia, política de exploração mineral, carvão |
RES: |
O ferro é extraído de minérios, encontrados em jazidas, nas quais ele se apresenta na forma combinada. Pante a necessidade de adquirir capacitação tecnológica e recursos financeiros para a exploração mineral, o governo brasileiro facilitou a participação de capital estrangeiro na extração mineral. Como todo modelo, este é passível de crítica e reformulação |
ARQ: |
bb57004i.doc (Word for Windows 2.0) |
A Busca de Explicações
AUT: |
Grupo de Pesquisa em Educação Química |
REF: |
Interações e Transformações - Química para o 2o Grau - Livro do Aluno / GEPEQ/IQ-USP, EDUSP, São Paulo, 1993. Capítulo II.1. pag. 75-78. |
CLA: |
Reprod. de capítulo introdutório de livro didático |
REC: |
Alunos e professores de segundo grau |
TEM: |
Combustão, flogístico, diário de Lavoisier, oxigênio nas combustões |
RES: |
No decorrer dos tempos, várias interpretações foram dadas para tentar explicar o fenômeno da combustão, de acordo com as observações das experiências e as idéias aceitas na época. Reações de combustão como fonte de energia e novos materiais. Constatação da conservação da massa em uma transformação. |
ARQ: |
bb56002y.doc (Word for Windows 2.0) |
Química Analítica e Análise Química
AUT: |
Paschoal Senise (Prof. Emérito, IQ-USP) |
REF: |
Quimica Nova, 1993, 16(3), 257-261 |
CLA: |
Reprod. de artigo publicado, baseado em conferência |
REC: |
Interesse Geral, a partir do secundário |
TEM: |
Química analítica, análise química, Kolthoff, Feigl |
RES: |
A distinção entre Química Analítica e Análise Química é enfatizada. O avanço histórico da Química Analítica como ciência é discutido com base na contribuição de dois químicos analíticos excepcionais: I. M. Kolthoff e F. Feigl. |
ARQ: |
ba57004c.doc; ba57004c.pdf |
O Instituto de Química em 1994
AUT: |
Walter Colli (Prof. Tit., IQ-USP) |
REF: |
Revista Estudos Avançados, 1994, 8(22), 533-539. |
CLA: |
Reprod. de artigo publicado |
REC: |
Interesse Geral, a partir do secundário |
TEM: |
Química, bioquímica, ensino, pesquisa |
RES: |
Uma apreciação do Instituto de Química é apresentada pelo seu diretor, por ocasião da comemoração dos 60 anos da USP, sumarizando a organização, produção científica, pesquisa, pós-graduação, extensão de serviços à comunidade e atividades de organização do ensino. |
ARQ: |
ba56003t.doc; ba56003t.pdf |
Da química biológica à biologia molecular
AUT: |
Rogério Meneghini (Prof. Tit., IQ-USP) |
REF: |
Centenário Heinrich Rheinboldt: 1891-1991 (P. Senise, editor). Univ. de São Paulo - Inst. de Química, 1993, São Paulo. p.159-166. |
CLA: |
Reprod. de artigo publicado |
REC: |
Interesse Geral, especialmente graduandos e pós-graduandos |
TEM: |
Bioquímica, biologia molecular, célula |
RES: |
Um panorama da biologia molecular é apresentado. As contribuições à elucidação dos circuitos de informação existentes nas células são destacadas e exemplificadas. Áreas de relevância atual e perspectivas futuras são enunciadas. (6 referências). |
ARQ: |
ba56002s.doc; ba56002s.pdf |
Rheinboldt, o pioneiro
AUT: |
Paschoal Senise (Prof. Emérito, IQ-USP) |
REF: |
Centenário Heinrich Rheinboldt: 1891-1991 (P. Senise, editor). Univ. de São Paulo - Inst. de Química, 1993, São Paulo. p. 3-11. |
CLA: |
Reprod. de artigo publicado, baseado em conferência |
REC: |
Interesse Geral, sugerido para graduandos |
TEM: |
História da química, química no Brasil, Instituto de Química da USP |
RES: |
A trajetória do Prof. Heinrich Rheinboldt é apresentada, com ênfase no seu pioneirismo, seus dotes de professor e cientista e suas marcantes contribuições ao desenvolvimento do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. |
ARQ: |
ba56001r.doc; ba56001r.pdf |