OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA - OBESQ

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - ESTADO DE SÃO PAULO

Demais estados, consultar site da OBESQ nacional


   A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química - OBESQ é composta de duas etapas (artigos 7º e 8º do Regulamento):

- Primeira etapa - Seletiva Estadual - segue critérios definidos por cada Coordenação Estadual e os desta página correspondem a SP;

- Segunda etapa - Prova de nível nacional - 16 de junho de 2018 (Edital com Conteúdo Programático e Bibliografia).

    No Estado de São Paulo a 1º etapa - Seletiva Estadual - será realizada pelas próprias instituições de ensino superior que tenham alunos interessados em participar da OBESQ. O estudantes interessados não poderão se inscrever diretamente na OBESQ, devendo participar do processo de seleção interno da instituição em que estão matriculados; o representante da instituição é que se incumbirá de fazer a inscrição de até 10 (dez) alunos até o dia 13 de maio de 2018.

Para participar, a INSTITUIÇÃO de ensino superior em que estão matriculados os interessados na OBESQ deverá:

- Manter, em unidade localizada no Estado de São Paulo, curso(s) regular(es) de graduação em Química (Licenciatura, Bacharelado e Química Industrial), Tecnologia de Processos Químicos e/ou áreas afins (Enga. Química e Farmácia);

- Cadastrar, como interlocutor na OBESQ, um professor ou coordenador como REPRESENTANTE da INSTITUIÇÃO, entendendo-se por instituição, a menor unidade de ensino que tenha personalidade jurídica própria. Exemplo 1: um Centro Universitário com um único CNPJ mantém cursos de química e de farmácia terá um representante que poderá incluir entre os 10 selecionados alunos de ambos os cursos. Exemplo 2: se a Faculdade de Farmácia e o Instituto de Química de uma Universidade tem CNPJs distintos, ambas instituições poderão cadastrar um representante e inscrever até 10 estudantes cada. Exemplo 3: a mesma universidade mantém cursos de química em várias cidades, cada qual numa unidade com CNPJ diferente e com representante próprio habilitado a inscrever até 10 alunos.

- Selecionar até 10 estudantes entre todos os interessados em participar da OBESQ e regularmente matriculados na INSTITUIÇÃO em qualquer série dos cursos citados acima. A seleção poderá ser dar por comparação do desempenho acadêmico (histórico escolar) ou com base em nota obtida em alguma prova ou exame seletivo interno a título de 1ª etapa da OBESQ.

- Cadastrar, por meio do REPRESENTANTE confirmado pela Coordenação Estadual da OBESQ, no período de 01 a 13 de maio de 2018, até 10 (dez) estudantes selecionados pela INSTITUIÇÃO nos site da OBQ/OBESQ, seguindo as instruções abaixo.

A Coordenação Estadual se incumbirá de validar a inscrição dessses estudantes na 2º Etapa da OBESQ.

Sequência de ações para cadastro e participação na OBESQ-SP

1. Estudantes interessados em participar da OBESQ, matriculados em instituição de ensino superior em química ou áreas afins (enumeradas acima) localizada no Estado de São Paulo, deverão procurar a coordenação do seu curso de graduação para que esta cadastre um representante na OBESQ e selecione até 10 estudantes a serem inscritos. Não serão admitidas inscrições pelos próprios estudantes.

2. O REPRESENTANTE escolhido pela INSTITUIÇÃO de ensino (professor, coordenador ou mesmo funcionário com atividade relacionada ao ensino) deve acessar o sistema da OBQ <http://www.obquimica.org/> e se cadastrar clicando no link indicado pela seta na imagem abaixo.



Depois de clicar em "Quero me cadastrar", preencher completa e corretamente a página abaixo, que será exibida. Anotar a senha escolhida em local seguro.

No campo 'Minha Insituição de Ensino' marcar a opção na linha em vermelho (...Insituição de Ensino não relacionada..), a não ser que a instituição já conste do cadastro.

Após cadastro, o representante deverá aguardar e-mail de retorno da Coordenação Estadual.

3. Depois de receber o e-mail "Representante de Instituição de Ensino - Cadastro Aprovado", o representante poderá acessar o site da OBQ com seu e-mail de login e senha.

Primeiramente deverá clicar em 'Minhas Instituições de Ensino' e cadastrar sua instituição, caso ainda não conste. A INSTITUIÇÃO tem, necessariamente, que estar localizada no Estado de São Paulo, ter CNPJ diferente do de outras instituições já cadastradas e oferecer ao menos um dos seguintes cursos de graduação: Química (Licenciatura, Bacharelado e Química Industrial), Tecnologia de Processos Químicos e/ou áreas afins (Enga. Química e Farmácia).

Os até 10 alunos selecionados poderão estar matriculados em diferentes cursos da relação acima, pertencentes à mesma instituição.

4. Clicando em 'Alunos', poderá cadastrar estudantes clicando no ícone '+ Adicionar Aluno', indicado pela seta na imagem abaixo.

5. Todos os campos indicados na figura abaixo deverão ser preenchidos pelo representante.

No campo 'Série', escolher a última opção 'Do primeiro ao último ano da graduação'.

Repetir o procedimento até completar o cadastro de, no máximo, 10 alunos selecionados pela instituição.

6. Consultar o site da OBESQ no início de junho para escolher o polo de aplicação mais conveniente da prova nacional da 2ª etapa da OBESQ e orientar os estudantes inscritos a comparecer no local, data e horário indicados.