Notícias CBAQ/IUPAC

Mudancas administrativas na IUPAC

Em abril de 1996, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), associacão voluntária, não governmental e sem fins lucativos, que reune químicos de todo mundo com o objetivo de promover o avanço da química em todos os seus aspectos, anunciou que a sua sede mudará, em abril de 1997, para o Research Triangle Park, no estado de North Carolina, EUA.
O novo Diretor Executivo da IUPAC é o Dr. John W. Jost , o qual foi nomeado em substituição ao Dr. Maurice Williams, que recentemente aposentou-se.
Nascido na Alemanha, o Dr. Jost fez seu doutorado na State University of New York at Stony Brook e tem vasta experiência em pesquisa e em administração na firma UNOCALl. Uma das suas primeiras ênfases na nova posição de Diretor Executivo da IUPAC será a de implantar um melhor aproveitamento da tecnologia de informática na administracao da IUPAC, pretendendo utiliza-la também para reorganizar as atividades dos Comites Interdisciplinares e das Comissões Técnicas.

Falecimento do Prof. Robert Kellner

O prof. Robert Kellner, pesquisador do Institute of Analytical Chemistry of the Technical University of Vienna, faleceu no dia 8 de outubro de 1997. Nascido em 1945, bacharelou-se em Viena, conseguiu sua "Habilitation" em 1975 sob orientação de H. Malissa e tornou- se catedrático em Química Analítica em 1978. Foi um pesquisador extremamente ativo, tendo publicado mais de 200 artigos científicos. Sua forte vocação para ensino em Química culminou com o conceito do EUROCURRICULUM e o livro-texto "Analytical Chemistry" a ser publicado pela casa editorial Wiley em 1998. Além de suas atividades de pesquisa e ensino, o prof. Kellner contribuiu significativamente com a comunidade científica, particularmente em unção de seu envolvimento junto ao "Board of the Austrian Society for Analytical Chemistry", "Working Party (Division) of Analytical Chemistry of the Federation of European Chemical Societies" e IUPAC. A implantação e recente desenvolvimento do DAC nos últimos anos refletem a pertinência das iniciativas do Dr Kellner. Aqueles que o conheceram vão sempre reverenciá-lo com cientista, professor, organizador e sobretudo, amigo.

Nomenclatura dos Elementos Transfermianos

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) publicou, recentemente, uma lista revisada dos nomes recomendados para os elementos 101 a 109, com algumas modificações da lista publicada em agosto de 1994.
Estas modificações foram baseadas nos comentários e sugestões recebidos pela Comissão de Nomenclatura em Química Inorgânica (CNIC) durante 1996.
Esta lista de nomes será apresentada na Assembléia Geral da IUPAC, a ser realizada em agosto deste ano em Genebra, Suiça, para a aprovação dos 40 países membros da IUPAC.
Os nomes dos transfermianos, sugeridos pela CNIC são:
-101 Mendelevium Md
-102 Nobelium No
- 103 Lawrencium Lr
-104 Rutherfordium Rf
-105 Dubnium Db
-106 Seaborgium Sg
-107 Bohrium Bh
-108 Hassium Hs
-109 Meitnerium Mt
A "descoberta" dos elementos 104 e 105 ainda é um ponto polêmico: a CNIC recebeu sugestões dos laboratórios em Berkeley (EUA) e Dubna (Russia) que contestam a descoberta, selecionando um nome sugerido por cada grupo.
A CNIC espera que a lista receba a aprovação da Assembléia da IUPAC, sem modificações.

Divulgação de providências para baratear o custo de passagens aéreas para participação no Congresso e na Assembléia da IUPAC, em 1997, na Suiça

A IUPAC realizará dois eventos em Genebra, Suiça, em agosto de 1997. O primeiro é seu 36o. Congresso, com o tema "Frontiers in Chemistry - New Perspectives for the 2000s", a ser realizado de 17 a 22 de agosto. O segundo evento é a 39a. Assembléia Geral, realizada de 23 a 30 de agosto, durante a qual estarão reunidos os Comitês Interdisciplinares, as Comissões Técnicas das sete Divisões, bem como os executivos da IUPAC.
Nos dois &uuacute;ltimos dias da Assembléia Geral ocorrera a reunião do Conselho Deliberativo , com a participacão de representantes de todos os países-membros da IUPAC.
O CBAQ-Comite Brasileiro para Assuntos de Química junto aa IUPAC está tentando organizar um grupo (GRUPO IUPAC) de participantes nos eventos de Genebra , através articulação direta com o escritório central da Swissair no Brasil (localizado no Rio de Janeiro), de modo a se poder conseguir o mínimo custo possível para o bilhete de passagem aérea (lembramos que os eventos IUPAC ocorrerão em época de "alta esta¸ão" no tocante aas tarifas aéreas).
Duas datas - 15 de agosto e 22 de agosto estão planejadas para as saídas do GRUPO IUPAC de nosso país, rumo à Genebra. As datas de retorno ao Brasil poderão ser livremente escolhidas pelos participantes do GRUPO IUPAC, desde que obedecido um período mínimo de 7 dias de estadia no exterior. A participação no GRUPO IUPAC é extensiva a acompanhantes e quaisquer outros interessados, mesmo que não participem dos eventos IUPAC. Assim, quaisquer sócios da entidades-membros do CBAQ (ABIQUIM, ABEQ, ABPol, ABQ e SBQ) e seus familiares, que queiram iniciar sua viagem em Genebra, poderão juntar-se ao nosso GRUPO IUPAC.

Inscricões no GRUPO IUPAC e quaisquer informações adicionais poderão ser obtidas com a Dra. Carmen Lucia Branquinho, pelo telefone (021) 591-9696 , pelos faxes (021) 262-6044 ou (021) 290-4286, ou via E-mail: coelho@cetem.gov.br

.