Olimpíada de Química OQSP-2019

Para estudantes do ensino médio matriculados no Estado de São Paulo

1/setembro/2018 a 8/junho/2019

fluxograma das olimpíadas de química
Clique para ampliar

Notícias

Clique em OQSP para saber sobre novas olimpíadas

Clique em PUBLICAÇÕES para saber de olimpíadas anteriores

Lançada OQSP-2020 em 01/09/2020

Encerrada a OQSP-2019 em 08/06/19

Fase II - Final - resultados, medalhistas e premiados, fotos dos experimentos, visitas a laboratórios, colaboradores, patrocinadores, etc. (13/06/2019)

Programa da Fase II - Final - 08/junho (30/05/2019)

Publicadas as 20 redações selecionadas sobre o tema TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: Comparação experimental de propriedades periódicas (27/05/2019)

Publicada a lista de Estudantes selecionados para a Fase II - Final da OQSP-2019, que devem confirmar participação (27/03/2019)

Encerradas as inscrições de redações na OQSP-2019 (21/11/2018)

Lançada OQSP-2019 (01/09/2018)

Como participar da OQSP-2019?

Se você é estudantes de ensino médio de 1ª ou 2ª série, matriculado em escola pública ou privada localizada no Estado de São Paulo, pode escolher uma ou mais das seguintes formas de ingresso na OQSP:

* Redação sobre o tema (100 vagas): "TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: Comparação experimental de propriedades periódicas". Consulte a Orientação para a Elaboração da Redação e o Regulamento da Fase I, pesquise, faça experimentos (ou assista a vídeos), elabore a redação e entregue-a ao seu professor de química, que selecionará e  inscreverá as quatro melhores;

* Vestibular da FUVEST, como "treineiro" de Exatas ou Biológicas
, 2ª Fase (~40 vagas);

* Torneio Virtual de Química (IQ-UNICAMP) (8 vagas);

* Olimpíada Regional de Química (CEIQ-DQ-FFCLRP-USP, Ribeirão Preto)  (4 vagas).

Convite e Regulamento da OQSP-2019

Orientação para a Elaboração da Redação

Inscrição on-line, pelo Diretor ou Coordenador da Escola (até 4 redações selecionadas por Escola)

Calendário da OQSP-2019

Material de divulgação para download: Cartaz [jpg 740kB], Cartaz grande [pdf 11MB] e Folheto [pdf 630kB] com convite, orientação para elaboração de redação, calendário e check list para inscrição na OQSP-2019, fluxograma da OQSP e demais olimpíadas de químicas

Conheça os patrocinadores da OQSP-2019 pela Internet

Estudantes selecionados para a Fase II - Final da OQSP-2019 (Redação, Fuvest, TVQ, ORQ-RP)

Formulário de confirmação de participação na Fase II - Final (somente para estudantes selecionados)

Redações publicadas - OQSP-2019 (seleção de 20 textos completos)

Fase II - Final - Endereço (mapa) e Programa

Fase II - Final - Vencedores e Fotos

Prêmios

* Prêmios para vencedores das 8 medalhas de ouro, com destaque para:

   - Prêmio Talentos, ao vencedor de 3ª série, oferecido pela Braskem;

   - Prêmio Prof. Geraldo Vicentini, oferecido pelo IQ-USP ao vencedor de 2ª série;

* Prêmio Mulheres para a Química, oferecido pela DOW à aluna com melhor classificação entre as de 3ª série e as de 2ª série;

* Prêmio Destaque, oferecido pela DOW ao estudante de escola estadual da SEESP, com melhor classificação entre os de 3ª série e de 2ª série, extensivo aos respectivos professores;

* Total de 55 medalhas: 4 ouro, 8 prata e 16 bronze para 2ª série (ou anterior);
4 ouro, 8 prata e 15 bronze para 3ª série;

* Total de 55 inscrições automáticas na Olimpíada Brasileira de Química via de acesso à OIAQ e à IChO;

* ~400 Certificados de participação na Fase II - Final (autores de redação, co-autores, professores, "treineiros", TVQ e ORQ-RP).

Escola Olímpica de Química - preparação para a OBQ, em julho de 2019

20 anos de OQSP (1997 a 2017, apresentação em congresso da IUPAC, em inglês)

Tudo sobre a Olimpíada Anterior: OQSP-2018

Estudantes relatam sua participação na OQSP:
Alunos de escola estadual
Aluno de colégio privado

Aluno com ouro na OQSP, OBQ, OIAQ e IChO

Exemplos de:
Roteiro da Fase II - Final (OQSP-2012);
Exame (OQSP-2012)
;
Exame resolvido (OQSP-2003)

A OQSP é promovida, organizada e realizada pela ABQ-SP, com a colaboração de ~65 doutores em química;
Apoio: IQ-USP, FUVEST e ACIESP
Patrocínio: ABICLOR, ASSOCIQUIM/SINCOQUIM, BRASKEM, CLARIANT, CRQ-4ª Região, DOW, Univ. Presb. MACKENZIE e PREDILECTA

Olimpíada de Química
OQSP-2019 - Convite

Em nome da Associação Brasileira de Química, anunciamos a Olimpíada de Química SP-2019 e convidamos todos os estudantes de 1ª e 2ª série do ensino médio da rede pública e privada do Estado de São Paulo a elaborar, individualmente ou em grupo, seguindo a orientação dada a seguir, redação sobre o tema TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: Comparação experimental de propriedades periódicas. Solicitamos aos Dirigentes e Professores a afixação dos cartazes em local bem visível, distribuição de cópias do regulamento e divulgação da OQSP-2019 e sugerimos a organização de concurso interno de redações nas escolas para ampliar a participação.
Cada Escola com ensino médio localizada no Estado de São Paulo poderá inscrever, até a data limite indicada no calendário da OQSP, as quatro melhores redações (duas de estudantes de 1ª série e duas de 2ª série) com autores que se enquadram no regulamento, escolhidas pelos professores. A ABQ-SP selecionará, até março vindouro, 100 redações, habilitando o (primeiro) autor de cada uma delas a participar da Fase II - Final da OQSP, a realizar-se em junho, no IQ-USP. A ABQ-SP também convidará para a Fase II - Final “treineiros” de exatas ou biológicas com as melhores notas na 2ª fase do exame da FUVEST, vencedores do Torneio Virtual de Química (IQ-Unicamp) e da Olimpíada Regional de Química (FFCLRP-USP). Os 55 vencedores da Fase II - Final da OQSP (28 de 2ª série e 27 de 3º por série) representarão o estado de SP na Olimpíada Brasileira de Química, única via de acesso às Olimpíadas Ibero-americana (OIAQ, ~17 países) e Internacional de Química (IChO, ~80 países).  

Ressaltamos que a ABQ-SP realiza este certame estadual desde 1997 e que seus vencedores conquistaram mais de uma centena de medalhas da OBQ, muitas medalhas de ouro, prata e bronze na OIAQ, uma de ouro e várias de prata e bronze na IChO. A OQSP-2019 conta com o apoio do  IQ-USP, da ACIESP e da FUVEST. Tem como patrocinadores a ABICLOR, a Associquim/Sincoquim, a Braskem, a CLARIANT, o Conselho Regional de Química – 4ª Região, a DOW Brasil, Predilecta e a Universidade Presb. Mackenzie e como colaboradores não remunerados, mais de sessenta doutores em química, em sua maioria, professores das três universidades estaduais paulistas.

Deixamos nossos votos de sucesso aos estudantes e permanecemos à disposição para esclarecer dúvidas pelo e-mail abqsp@iq.usp.br ou telefone (11) 3091-2159 ou na sede da ABQ-SP, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, sala 0306, São Paulo, SP (das 8h00 às 12h00). Informações atualizadas e resultados serão veiculados na AllChemy.

São Paulo, setembro de 2018

A Comissão Organizadora da OQSP-2019


Orientação para a elaboração da Redação

Em 2019 terão se passado 150 anos desde a proposição, por Dmitri Mendeleev, do modelo mais utilizado de tabela periódica. A organização dos elementos químicos – dos quais é feito o universo material – numa tabela que sistematiza suas propriedades foi e prossegue tão importante para a ciência que a ONU, por meio da UNESCO e com o apoio da IUPAC, declarou 2019 o Ano Internacional da Tabela Periódica. Assim, visando a incentivar os estudantes a pesquisar, estudar, realizar/assistir a experimentos, discutir e entender a organização dos elementos na tabela, a ABQ-SP escolheu como tema para elaboração da redação dissertativa-argumentativa da OQSP-2019: “TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: Comparação experimental de propriedades periódicas”.
Recomenda-se que, além de consultar a literatura, os autores realizem – sob a supervisão de um responsável – experimentos que permitam comparar propriedades periódicas de dois ou mais elementos, ou assistam a vídeos ilustrativos desses experimentos para fundamentar a elaboração da redação de até 4 páginas tamanho A4, margens de 2 cm, fonte 11 ou 12, espaçamento 1 a 1,5, arquivo .doc ou .docx. Depois da introdução (que pode ser mais geral), os resultados experimentais próprios (com algumas fotos) ou dos vídeos (identificados nas Referências) devem ser discutidos e correlacionados com a organização da tabela e sua importância no cotidiano, conduzindo então a uma conclusão coerente. A seguir, alguns exemplos de propriedades de elementos acessíveis por experimentos simples e materiais comuns: solubilidade e reatividade em água, reatividade entre elementos, calor de reação, condutividade elétrica, mudanças de fase, densidade, propriedades redox (aplicações em pilhas e baterias) e propriedades espectroscópicas (interações luz-matéria).
Entre os motivos para redução de nota ou mesmo desclassificação da redação figuram: fugir da orientação dada acima, plagiar texto ou figuras ou não citar as fontes consultadas nas Referências Bibliográficas ou exceder 4 páginas. Mais informações importantes encontram-se no regulamento da OQSP – Fase I.


Regulamento da Olimpíada de Química SP-2019

A Seção Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Química, ABQ-SP, promove, no período de setembro de 2018 a junho de 2019 a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – OQSP-2019, com os seguintes objetivos principais: a) envolver os estudantes de ensino médio numa atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro; b) revelar jovens talentos com vocação para a química e premiá-los; c) selecionar a Delegação Paulista para os exames da OBQ – Olimpíada Brasileira de Química (agosto/2019), via de acesso dos estudantes paulistas à OIAQ – Olimpíada Ibero-americana de Química e à IChO – Olimpíada Internacional em Química (julho do ano subsequente). A OQSP-2019 destina-se exclusivamente a estudantes matriculados em escolas localizadas no Estado de São Paulo, nascidos depois de 02/07/2000 e se desenvolve nas fases detalhadas a seguir, sendo que a participação mediante elaboração de redação sobre o tema é restrita a estudantes de 1ª e 2ª série do ensino médio, inclusive técnico.

Fase I - Redação: Elaboração, Seleção e Inscrição [fase realizada na Escola]

Estudantes de 1ª série e de 2ª série do ensino médio podem participar com redações individuais ou preparadas em grupos de até 5 membros, situação em que, se a redação for selecionada na Fase II, somente o 1º autor participará da Fase II - Final. O tema da OQSP-2019 é “TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS: Comparação experimental de propriedades periódicas” e as redações dissertativas-argumentativas deverão estar em conformidade com a Orientação para a elaboração da redação. Os autores devem dar atenção especial aos seguintes aspectos que serão levados em conta pelos avaliadores: a originalidade das ideias, a observação de experimentos próprios ou em vídeo, a observância do estilo dissertativo-argumentativo, o nível de embasamento, a coerência do texto, a precisão de linguagem e a bibliografia. As redações não devem exceder 4 páginas de tamanho A4 (210 x 297 mm), com margens de 2 cm, espaçamento 1 a 1,5 entre as linhas e fonte de tamanho 11 ou 12. O arquivo digital deverá ser gerado em formato .doc (não pdf). Só poderão ser incluídos desenhos, figuras ou fotos feitas pelo autor ou copiadas de fontes que permitam a reprodução (p.ex., licença CC – Creative Commons, usual na Wikipedia). As fontes das imagens reproduzidas, de citações breves “entre aspas” e materiais consultados para a elaboração de cada trecho da redação têm que ser fornecidas no ponto da reação em que são usadas, ou melhor, inserindo um número no local e apresentando a referência completa correspondente a cada número no final da redação, sob o título Referências Bibliográficas. Serve de exemplo dessa forma de citação o artigo disponível em artigo da revista Química Nova.

Cabe aos dirigentes das escolas, com a ajuda do(s) professor(es), especialmente o(s) de química, promover a divulgação da OQSP, incentivar a participação, proceder à classificação das redações segundo os critérios acima e efetuar a inscrição (gratuita) de até quatro redações por escola ou colégio (ou unidade com CNPJ próprio), sendo duas de estudantes de 1ª série e duas de 2ª série do ensino médio.
A inscrição de cada redação deverá ser solicitada por um dirigente ou coordenador de curso da Escola na página da OQSP-2019 do site AllChemy <http://allchemy.iq.usp.br>. A redação anônima em formato .doc deverá ser gravada em arquivo com o nome definido durante a inscrição e remetida para o e-mail oqspred@iq.usp.br. As inscrições ficarão abertas até a data limite fixada no calendário oficial e no cartaz. A Escola deverá preservar cópia dos arquivos, ao menos, até o final da OQSP-2019, para eventual retransmissão.

Ao se inscrever, os autores e seus responsáveis estarão concordando com este regulamento. Serão aceitas somente redações inscritas e recebidas até a data limite fixada no calendário oficial e no cartaz.

Fase II - Seleção de finalistas [etapa realizada pela ABQ-SP]

A Comissão Julgadora designada pela ABQ-SP examinará as redações sem identificação afora uma senha, fará a seleção de 50 redações com autores de 1ª série e 50 de 2ª série e destacará 20 para publicação na AllChemy <http://alllchemy.iq.usp.br>. O resultado da seleção de redações será publicado na AllChemy sob forma de lista de 100 autores habilitados para a prova da Fase II - Final sendo que, para redações elaboradas em equipe, somente o 1º autor (autor principal) constante no formulário de inscrição será habilitado, sem possiblidade de substituição. Atendendo ao regulamento da OBQ, o nome da Escola constante no formulário de inscrição na Fase II não poderá ser substituído em caso de transferência do estudante.

Além dos 100 autores, serão convidados para a Fase II – Final os “treineiros” em Ciências Exatas e Ciências Biológicas do vestibular da FUVEST-2019 com as melhores notas na 2ª Fase matriculados em escolas paulistas (cerca de 20 estudantes de 3ª série em 2019 e 20 de 2ª ou anteriores). O mesmo vale para 8 alunos (4 dos quais de 3ª série em 2019) de escolas paulistas que obtiverem melhor classificação no Torneio Virtual de Química (TVQ), realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e 4 alunos (2 por série) com a melhor classificação na Olimpíada Regional de Química (ORQ), realizada no campus de Ribeirão Preto da USP. A relação de estudantes habilitados a participar da Fase II – Final será publicada AllChemy. Todos os habilitados interessados deverão preencher o formulário de confirmação de participação na Fase II – Final, disponível na AllChemy, dentro do prazo fixado no calendário. O envio do formulário implica na concordância dos estudantes, seus responsáveis legais e dirigentes de escola com todos os termos deste regulamento, inclusive: (i) que o deslocamento do estudante e acompanhante ao local da Prova, Instituto de Química da USP, em São Paulo, SP, e a participação na Prova e demais atividades se dão por conta e risco do estudante e seus responsáveis legais; (ii) que a Prova Final da OQSP é única para todos os finalistas e realizada num sábado da 1ª quinzena de junho, servindo de orientação para os estudos o programa apresentado para a modalidade B da OBQ no endereço <http://www.obquimica.org/olimpiadas/index/brasileira/item/programa>; (iii) que a ABQ-SP e os apoiadores e patrocinadores da OQSP estão autorizados a registrar e divulgar imagens e nomes de finalistas e demais envolvidos no evento, de forma irrevogável e gratuita, por qualquer meio ou forma de comunicação.

Fase II – Final: Prova de conhecimento e raciocínio, seguida de Premiação [etapa realizada no IQ-USP]

Os estudantes habilitados e que enviarem à ABQ-SP o formulário de confirmação de participação deverão comparecer munidos de documento de identidade com foto ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo, na data e horário determinados no calendário da OQSP. Aos finalistas presentes serão conferidos Certificados de Participação na Fase II - Final, extensivos aos coautores (se houver) e professores de química dos autores de redação. A Fase II - Final terá início pela apresentação de experimentos demonstrativos preparatórios para a Prova. Em seguida os finalistas disporão de 120 minutos para responder às questões da Prova. A presença nas atividades posteriores à Prova é facultativa.
As provas (sem identificação afora senha) serão corrigidas imediatamente pela Comissão Julgadora, composta exclusivamente por Doutores em Química ou áreas correlatas. A nota da prova determinará a classificação para a atribuição de medalhas.
Na premiação da OQSP serão atribuídas 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze aos participantes de 3ª série e 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 16 de bronze para os de 2ª (ou anterior), totalizando 55, das quais não mais do que 13 por série poderão ser conquistadas por finalistas que ingressaram exclusivamente como “treineiros” da FUVEST. Prêmios acompanharão as medalhas de ouro, inclusive o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” ao 1º colocado da 2ª série (ou anterior) e o “Prêmio Talentos”, ao 1º colocado da 3ª série. Quatro prêmios adicionais serão atribuídos: Prêmio Mulheres para a Química para a estudante que melhor se classificar entre as de 3ª série e entre as de 2ª (ou anterior); Prêmio Destaque para o finalista que melhor se classificar entre os participantes de 3ª série e entre os de 2ª (ou anterior) de escolas públicas da rede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, extensivo ao professor.
A ABQ-SP se incumbirá de inscrever na Olimpíada Brasileira de Química, OBQ, os 55 estudantes que conquistarem medalhas na OQSP (salvo mudanças no número definido pela OBQ), devendo cada um deles juntamente com seus responsáveis legais ler atentamente o regulamento da OBQ disponível em <http://www.obquimica.org> e, se não concordarem integralmente com o mesmo, solicitar à ABQ-SP cancelamento da inscrição. 

Observações importantes

a) A inscrição nas distintas fases da OQSP-2019 é gratuita; o deslocamento ao local da prova (IQ-USP) e a participação se dão por conta e risco dos inscritos e seus responsáveis.
b) As notas das redações não serão publicadas; as notas da prova escrita da Fase II – Final serão afixadas após a premiação, identificadas somente pela senha do finalista; as provas não serão revistas, mostradas aos participantes ou devolvidas. A lista dos medalhistas e premiados, assim como fotos do evento serão veiculadas na AllChemy, podendo ser reproduzidas por outros veículos de comunicação.
c) As omissões ou dúvidas deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora da OQSP, que também se reserva o direito de alterar datas ou locais, suspender o evento por motivo de força maior e acatar às decisões da OBQ, OIAQ ou IChO que impliquem em alterações deste regulamento; as eventuais mudanças, assim como as demais informações, serão divulgadas na AllChemy, <http://allchemy.iq.usp.br>.


Calendário da Olimpíada de Química OQSP-2019

21/novembro/2018

Data limite para inscrição, pelo Diretor ou Coordenador da Escola, de até quatro redações na AllChemy <http://allchemy.iq.usp.br> (um formulário por redação).
31/março/2019
Divulgação na AllChemy da lista das 100 redações escolhidas com autores (principais) habilitados para a Fase II - Final e dos demais habilitados: “treineiros” da FUVEST com maiores notas na 2ª Fase, exatas e biológicas (~40 vagas), vencedores paulistas do TVQ (8 vagas) e da ORRP (4 vagas).
29/maio/2019
Data limite para confirmação, pela Escola, da participação na Fase II - Final, do(s) estudante(s) habilitados(s) e matriculados em escolas no Estado de São Paulo, via Formulário disponível na AllChemy.
08/jun/2019
Fase II - Final da OQSP-2019, com início às 9 horas (chegar às 8h30), no Instituto de Química da USP, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária, São Paulo; à tarde (presença facultativa), almoço, atividades, sessão de premiação e encerramento.
   /ago/2019 - Confirmar data no calendário da OBQ <http://www.obquimica.org>
Exame da Olimpíada Brasileira de Química (Fase III, modalidades A = 2ª série ou anterior e B = 3ª série). No Estado de São Paulo, as provas são aplicadas no Instituto de Química da USP, São Paulo, SP.
As inscrições de 55 vencedores da OQSP são feitas exclusivamente pela ABQ-SP. Também participam da prova da OBQ estudantes com mais de 80 pontos na OBQJr-2018.


Comissão Organizadora da OQSP-2019 e Diretoria da ABQ-SP (09/2018-08/2019)

Profs. Drs.: Ivano G. R. Gutz (IQ-USP, Coordenador da OQSP e Conselheiro da ABQ-SP), Fernando Silva Lopes (IQ-USP, Vice-Coordenador da OQSP), Lucas Carvalho Veloso Rodrigues (IQ-USP, Coordenador Adjunto da OQSP e Diretor Secretário da ABQ-SP), Márcia L. A. Temperini (IQ-USP, Presidente da ABQ-SP), Jairo J. Pedrotti (Univ. Presb. Mackenzie, Vice-presidente da ABQ-SP), Fabio Rodrigues (IQ-USP, Vice-Diretor Secretário da ABQ-SP), Mauro Bertotti (IQ-USP, Diretor Tesoureiro da ABQ-SP) e Lúcio Angnes (IQ-USP, Vice-Diretor Tesoureiro da ABQ-SP). Secretaria Geral: Mirian Ap. Plazza Gutz e Adriana Bertotti.

Conselho Consultivo da ABQ-SP (09/2018-08/2019)
Profs. Srs. Assis Vicente Benedetti (IQ-UNESP), Elisabete Frollini (IQSC-USP), Fábio Rodrigo Piovezani Rocha (CENA-USP), Ivano Gebhardt Rolf Gutz (IQ-USP), Koshun Iha (CTA-ITA), Márcia Guekezian (Univ. Presb. Mackenzie), Marco Aurélio Zezzi Arruda (IQ-UNICAMP), Omar El Seoud (IQ-USP).

Membros de todas as Comissões da OQSP-2018 (concluída), convidados para a OQSP-2019): 1 - Organizadora; 2 - Julgadora das Redações; 3 - Responsável pelos Experimentos da Fase Final; 4 - Julgadora das Provas.

Professores Doutores do IQ-USP: Ivano G. R. Gutz1,2,3,4 (coordenador estadual da OBQ); Fernando Silva Lopes1,2,3 (vice-coordenador estadual da OBQ), Márcia L. A. Temperini1,2,4 (presidente da ABQ-SP); Alan Rogério F. Lima (PD)4; Ataualpa A. C. Braga2,4; Bayardo Baptista Torres2,4; Breno P. Espósito2; Carmen Fernandez2; Cassiana Seimi Nomura2,4; Cassius Vinicius Stevanis2; Claudio Di Vitta2,4; Daiana K. Deda Nogueira (PD)4; Dalva Lucia A. Faria2; Fabio Rodrigues1,2,4; Flávio Antonio Maximiano2; Leandro de Andrade2; Liane Márcia Rossi2; Liliana Marzorati2,4; Lucas Carvalho V. Rodrigues1,2,3,4; Lúcio Angnes1,4; Maria Teresa Machini2; Mauro Bertotti1,2,3,4; Mauro S. F. Santos (PD)2; Paola Corio2; Patricia B. Di Vitta2; Paulo A. Porto2; Peróla C. Vasconcellos2,4; Peter Tiedeman2,3,4; Renato Sanches Freire2; Rômulo A. Ando2; Silvia H. P. Serrano2; Silvia Maria L. Agostinho2; Thiago Regis Longo César da Paixão2; Viktória Lakatos Osório2; Wanda de Oliveira2; do IAG-USP: Adalgiza Fornaro2,4; Thiago Nogueira2,4; da EACH USP: Andrea Cavicchioli2; do CENA-USP, Piracicaba: Fábio R. P. Rocha2; do DQ-Mackenzie: Camila M. Maroneze2; Cecília C. Castro e Silva2; Jairo J. Pedrotti1,2,4; Márcia Guekezian2; Ricardo K. Donato2; Sérgio Humberto Domingues2;  da Univ. Fed. ABC: Ivanise Gaubeur2; Patrícia Dantoni2; da UNIFIEO, Osasco: Silvio Miranda Prada2; da UNIFESP: Mauro Aquiles La Scalea2,4; do Instit. Mauá de Tecnol.: Patrícia A. Menezes Freitas2; do IQ-UNESP, Araraquara: Assis V. Benedetti2; Massao Ionashiro2; do IQSC-USP, São Carlos: Elisabete Frollini2; Salete L. Queiroz2; da UNESP, Jaboticabal: Márcio Augelli2; do DQ-UFSCar, São Carlos: Joaquim A. Nóbrega2; Vania Zuin2; do IPEN-CNEM: Maria Inês C. Cantagallo1,2,4; do IQ-UNICAMP, Campinas: Dosil Pereira de Jesus2; José Alberto Fracassi2; Marco Aurélio Zezzi Arruda2; Regina Buffon2; do DQ-FFCL-USP, Ribeirão Preto: José Fernando de Andrade2; do ITA-CTA, São José dos Campos: Koshun Iha2; da Univ. Federal Lavras, Lavras: Fabiana Da Silva Felix2; da DOW Química: Rafael de Santi Ungarato4; da FACCAMP: Lisete Maria Fischer2.



Promoção da OQSP
 

Conheça os patrocinadores da OQSP-2019
pela Internet

abq-sp

www.abq.org.br

Associação Brasileira de Química


Patrocínio da OQSP
 

www.abiclor.com.br

Assoc. das Indústrias de Cloro, Alcalis e Derivados

www.associquim.org.br

Assoc. Brasil de Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos
Sindicato do Comercio de Produtos Quimicos e Petroquimicos no ESP

www.braskem.com.br

Petroquímica

CLARIANT

Indústria Química

CRQ-IV

www.crq4.org.br

Conselho Regional de Química

DOW Brasil

Indústria Química

Mackenzie

www.mackenzie.br

Cursos de graduação em química, entre outros



Predilecta

www.predilecta.com.br

Produtora de Alimentos


Apoio à OQSP
 
IQ-USP

 

www.iq.usp.br

Cursos de graduação em Química, diurno e noturno
Cursos de pós-graduação em Química e Bioquímica

mapa e endereço


FUVEST

www.fuvest.br

Fundação Universitária para o Vestibular - USP

ACIESP

www.acadciencias.org.br

Academia de Ciências do Estado de São Paulo


Apoio ao Programa Nacional
de Olimpíadas de Química
 
ABIQUIM

 www.abiquim.org.br

Associação Brasileira da Indústria Química


Divulgação
PENSANDO EM ESTUDAR QUÍMICA?

 O Instituto de Química da USP e a Univ. Presb. Mackenzie
oferecem diversas modalidades de cursos de graduação em química.