Olimpíada de Química do Estado de São Paulo - OQSP-2020 [início - 1/9/2019]


Vias de acesso às olimpíadas: paulista, brasileira e internacionais de química

Se você é estudante de 2ª ou 1ª série do ensino médio (ou mesmo de 9ª série), matriculado em colégio ou escola com ensino médio localizada no Estado de São Paulo (pública ou privada), pode participar de uma ou mais das quatro formas de ingresso na OQSP.

1. Redação

Escreva até 4 páginas sobre o tema anual da OQSP e entregue a redação ao seu professor de química. O Diretor ou Coordenador irá inscrever as melhores redações da Escola na Fase II - Seleção.


-Clique para saber mais


-100 vagas para autores na Fase II - Final









2. FUVEST

Inscreva-se na FUVEST como "treineiro" de "Exatas" ou "Biológicas" e classifique-se entre os paulistas com melhor desempenho na 2ª fase.


-Clique para saber mais sobre a FUVEST (você será redirecionado ao site do vestibular)


-~40 vagas na Fase II - Final









3. Torneio Virtual de Química

Participe do TVQ e classifique-se entre os 8 paulistas com melhor desempenho no torneio virtual de química.


-Clique para saber mais (você será redirecionado ao site do TVQ)


-8 vagas na Fase II - Final







4. Olimpíada Regional de Química (USP, Ribeirão Preto)

são selecionados 4 alunos com base no desempenho na Olimpíada Regional


-Clique para saber mais (você será redirecionado ao site da ORQ)


-4 vagas na Fase II - Final






Convite

Em nome da Associação Brasileira de Química, anunciamos a Olimpíada de Química SP-2020 e convidamos todos os estudantes de 1ª e 2ª série do ensino médio e talentos precoces do ensino fundamental, da rede pública e privada do Estado de São Paulo a elaborar, individualmente ou em grupo, redação sobre o tema NANOQUÍMICA E NANOMATERIAIS, seguindo a orientação dada a seguir. Solicitamos aos dirigentes das escolas e colégios e aos professores de química que divulguem o tema da OQSP-2020, afixem os cartazes em local bem visível, organizem um concurso interno de redações sobre o tema, selecionem as melhores e as inscrevam na OQSP.

Até a data limite indicada no Calendário da OQSP cada Escola com ensino médio localizada no Estado de São Paulo poderá inscrever, utilizando o formulário disponível na AllChemy , duas melhores redações de estudantes de 2ª série e três de 1ª série ou anteriores com autores que se enquadram no Regulamento. A ABQ-SP selecionará, até março vindouro, 100 redações, habilitando o (primeiro) autor de cada redação a participar da Fase II - Final da OQSP que compreende Prova a ser aplicada no campus da Universidade de São Paulo, em São Paulo, SP (mapa), em um sábado da 1ª quinzena de junho. A ABQ-SP também convidará para a Fase II - Final ~40 “treineiros” de exatas ou biológicas com as melhores notas na 2ª fase do exame da FUVEST, oito paulistas com as melhores notas no Torneio Virtual de Química (IQ-Unicamp) e quatro da Olimpíada Regional de Química (FFCLRP-USP). Os 56 vencedores da Fase II - Final da OQSP (28 por série) representarão o estado de SP na Olimpíada Brasileira de Química, única via de acesso às Olimpíadas Ibero-americana (OIAQ, ~17 países) e Internacional de Química (IChO, ~80 países).

Ressaltamos que as medalhas conquistadas pelos estudantes na OBQ, OIAQ e IChO contam pontos para as vagas de ingresso sem exame vestibular em muitos cursos da USP e da Unicamp. Ao longo da história da OQSP, realizada pela ABQ-SP desde 1997 com apoio do IQ-USP, seus vencedores conquistaram mais de uma centena de medalhas da OBQ, muitas medalhas de ouro, prata e bronze na OIAQ, uma de ouro e várias de prata e bronze na IChO. Os patrocinadores da OQSP-2020 são ABICLOR, Agilent, Braskem, CLARIANT, Conselho Regional de Química – 4ª Região, DOW Brasil, Eurofarma e Universidade Presb. Mackenzie. Além do apoio do IQ-USP, da FUVEST e da ACIESP, a OQSP conta com a colaboração de mais de sessenta Doutores em Química, em sua maioria, professores das três universidades estaduais paulistas.

Deixamos nossos votos de sucesso aos estudantes e permanecemos à disposição para esclarecer dúvidas pelo e-mail abqsp@iq.usp.br ou telefone (11) 3091-2159 ou na sede da ABQ-SP, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, sala 0306, São Paulo, SP (das 8h00 às 12h00). Informações atualizadas, regulamento, inscrições calendário e resultados serão veiculados na AllChemy.

São Paulo, 01 de setembro de 2019
        A Comissão Organizadora da OQSP-2020



ESTUDANTE: Leia  e releia a ORIENTAÇÃO ao elaborar a REDAÇÃO

Orientação para a elaboração da Redação

A ABQ-SP escolheu “NANOQUÍMICA E NANOMATERIAIS” como tema para elaboração da redação dissertativa-argumentativa da OQSP-2020. Já na idade média se produzia vidro rubi mediante adição de ouro, mas as nanopartículas responsáveis pela cor só puderam ser visualizadas e ter seu comportamento compreendido há poucas décadas. A recente evolução da química coloidal para a nanoquímica, possibilitando a síntese de nanomateriais com uma, duas ou três dimensões na escala nanométrica com controle de tamanho, forma, composição, funcionalidade, estrutura e carga superficial, vem revolucionando a nanotecnologia e a própria ciência.

Convida-se os alunos a pesquisar a literatura sobre nanomateriais, observar sua presença p. ex., pelo efeito Tyndall, ou assistir a vídeos ou melhor, experimentar – sob a supervisão de um responsável – maneiras simples de preparar nanopartículas (metálicas de cobre, prata ou magnéticas baseadas em óxidos de ferro), controlar seu tamanho e estabilidade, estudar e escrever sobre diferenças nas propriedades físicas e químicas dos materiais e estruturas nanométricas frente à escala macroscópica, falar da evolução da química coloidal para a nanoquímica, apresentar algumas aplicações (atuais ou previstas, p.ex., em catálise, remediação ambiental, cosméticos e nanomedicina), suas vantagens e riscos.

A redação não deverá exceder 4 páginas tamanho A4, margens de 2 cm, fonte 11 ou 12, espaçamento 1 a 1,5 e deverá ser gravada em formato .docx ou .doc (MS Word). Depois da introdução (que pode ser mais geral), os resultados experimentais próprios (com algumas fotos) ou dos vídeos (identificados nas referências) devem ser discutidos e correlacionados com a importância dos nanomateriais no cotidiano, conduzindo então a uma conclusão coerente.

Entre os motivos para redução de nota ou mesmo desclassificação da redação figuram: fugir da orientação dada acima, plagiar texto ou figuras ou não citar as fontes consultadas nas Referências Bibliográficas ou exceder 4 páginas. Mais informações importantes encontram-se a seguir no regulamento da OQSP – Fase I.







Regulamento da Olimpíada de Química SP-2020

A Seção Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Química, ABQ-SP, promove, no período de setembro de 2019 a junho de 2020 a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – OQSP-2020, com os seguintes objetivos principais:

  1. envolver os estudantes de ensino médio numa atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro;
  2. revelar jovens talentos com vocação para a química e premiá-los;
  3. selecionar a Delegação Paulista para os exames da OBQ – Olimpíada Brasileira de Química (agosto/2020), via de acesso dos estudantes paulistas à OIAQ – Olimpíada Ibero-americana de Química e à IChO – Olimpíada Internacional em Química (julho do ano subsequente).
  4. .

A OQSP-2020 destina-se exclusivamente a estudantes matriculados em escolas com ensino médio localizadas no Estado de São Paulo, nascidos depois de 02/07/2001 e se desenvolve em duas fases, detalhadas a seguir.

Fase I - Redação: Elaboração, Seleção e Inscrição [realizada na Escola]

Estudantes de 1ª série e de 2ª série do ensino médio ou mesmo talentos precoces do ensino fundamental podem participar com redações individuais ou preparadas em grupos de até 5 membros, situação em que, se a redação for selecionada na Fase II, somente o 1º autor participará da Fase II - Final. O tema da OQSP-2020 é “NANOQUÍMICA E NANOMATERIAIS” e as redações dissertativas-argumentativas deverão estar em conformidade com a Orientação para a Elaboração da Redação. Os autores devem dar atenção especial aos seguintes aspectos que serão levados em conta pelos avaliadores: a originalidade das ideias, a observação de experimentos próprios ou em vídeo, a observância do estilo dissertativo-argumentativo, o nível de embasamento, a coerência do texto, a precisão de linguagem e a bibliografia. As redações não devem exceder 4 páginas de tamanho A4 (210 x 297 mm), com margens de 2 cm, espaçamento 1 a 1,5 entre as linhas e fonte de tamanho 11 ou 12. O arquivo digital deverá ser gerado em formato .doc ou .docx (não pdf). Só poderão ser incluídos desenhos, figuras ou fotos feitas pelo(s) autor(es) ou copiadas de fontes que permitam a reprodução (p.ex., licença CC – Creative Commons, usual na Wikipedia) e que sejam identificadas na redação. Se o texto contiver citações breves “entre aspas”, a referência bibliográfica têm que ser fornecida, tal como para materiais consultados para a elaboração de cada trecho da redação.Uma das formas de fazê-lo é inserir um número no local e apresentar a referência completa correspondente a cada número no final da redação, sob o título Referências Bibliográficas. Serve de exemplo dessa forma de citação o artigo disponível em artigo da revista Química Nova.

Cabe aos dirigentes das escolas, com a ajuda do(s) professor(es), especialmente o(s) de química, promover a divulgação da OQSP, incentivar a participação, proceder à classificação das redações segundo os critérios acima e efetuar a inscrição (gratuita) de até cinco redações por escola ou colégio (ou unidade com CNPJ próprio), sendo até três de estudantes de 1ª série ou anterior e duas de 2ª série do ensino médio. A inscrição de cada redação deverá ser solicitada por um dirigente ou coordenador de curso da Escola e consistirá em:

  1. preencher o formulário de Inscrição de Redação disponível na página da OQSP-2020 do site AllChemy;
  2. enviar um e-mail endereçado para oqspred@iq.usp.br, colocando como Assunto o próprio Nome do arquivo com a redação, p.ex., EscAplicUSP-2-FLopes.docx e anexar o arquivo EscAplicUSP-2-FLopes.docx com a redação anônima;
  3. aguardar resposta automática e completar e enviar o formulário.

  4. Antes de efetuar a inscrição o dirigente da Escola deverá concordar e obter a concordância dos autores e de seus responsáveis com este regulamento. Serão aceitas somente redações inscritas e recebidas até a data limite fixada no Calendário oficial e no cartaz. A Escola deverá preservar cópia dos arquivos das redações, ao menos, até o final da OQSP-2020, para eventual retransmissão.

    Fase II - Seleção de finalistas [realizada pela ABQ-SP]

    A Comissão Julgadora designada pela ABQ-SP examinará as redações sem identificação afora uma senha, fará a seleção de 50 redações com autores de 1ª série ou anterior e 50 de 2ª série e destacará 20 para publicação na AllChemy. O resultado da seleção de redações será publicado na AllChemy sob forma de lista de 100 autores habilitados para a prova da Fase II - Final sendo que, para redações elaboradas em equipe, somente o 1º autor (autor principal) constante no formulário de inscrição será habilitado, sem possibilidade de substituição. Atendendo ao regulamento da OBQ, o nome da Escola constante no formulário de inscrição na Fase II não poderá ser substituído em caso de transferência do estudante.

    Além dos 100 autores, serão convidados para a Fase II – Final os “treineiros” em Ciências Exatas e Ciências Biológicas do vestibular da FUVEST-2020 com as melhores notas na 2ª Fase matriculados em escolas paulistas (cerca de 20 estudantes de 3ª série em 2020 e 20 de 2ª ou anteriores). O mesmo vale para 8 alunos (4 dos quais de 3ª série em 2020) de escolas paulistas que obtiverem melhor classificação no Torneio Virtual de Química (TVQ), realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), preferencialmente os não habilitados por outra via de acesso à e 4 alunos (2 por série) com a melhor classificação na Olimpíada Regional de Química (ORQ), realizada no campus de Ribeirão Preto da USP. A relação de estudantes habilitados a participar da Fase II – Final será publicada AllChemy. Todos os habilitados interessados deverão preencher o formulário de confirmação de participação na Fase II – Final, disponível na AllChemy, dentro do prazo fixado no calendário. O envio do formulário implica na concordância dos estudantes, seus responsáveis legais e dirigentes de escola com todos os termos deste regulamento, inclusive:

    1. que o deslocamento do estudante e acompanhante ao local da Prova na Universidade de São Paulo, e a participação na Prova e demais atividades se dão por conta e risco do estudante e seus responsáveis legais;
    2. que a Prova Final da OQSP é única para todos os finalistas e realizada num sábado da 1ª quinzena de junho, servindo de orientação para os estudos o programa apresentado para a modalidade B da OBQ no endereço http://www.obquimica.org/olimpiadas/index/brasileira/item/programa;
    3. que a ABQ-SP e os apoiadores e patrocinadores da OQSP estão autorizados a registrar e divulgar imagens e nomes de finalistas e demais envolvidos no evento, de forma irrevogável e gratuita, por qualquer meio ou forma de comunicação.
    4. atendendo ao regulamento da OBQ, o nome da Escola constante no formulário de confirmação de participação na Fase II não poderá ser substituído, em caso de transferência posterior do estudante.

    Fase II - Final: Prova de conhecimento e raciocínio, seguida de Premiação [realizada na USP]

    Os estudantes habilitados e que enviarem à ABQ-SP o formulário de confirmação de participação deverão comparecer munidos de documento de identidade com foto ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo, na data e horário determinados no calendário da OQSP, acessar a plataforma indicada para realização da Prova à distância. Aos finalistas participantes presentes serão conferidos Certificados de Participação na Fase II - Final, extensivos aos coautores (se houver) e professores de química dos autores de redação. A Fase II - Final poderá ser precedida da apresentação de experimentos demonstrativos e/ou vídeos preparatórios para a Prova. Os finalistas disporão de 120 minutos para responder às questões da Prova. A presença nas atividades posteriores à Prova é facultativa.

    As provas (sem identificação afora senha) serão corrigidas imediatamente pela Comissão Julgadora, composta exclusivamente por Doutores em Química ou áreas correlatas. A nota da prova determinará a classificação para a atribuição de medalhas.

    Na premiação da OQSP serão atribuídas 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 16 de bronze aos participantes de 3ª série e 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 16 de bronze para os de 2ª série ou anterior, totalizando 56, das quais não mais do que 13 por série poderão ser conquistadas por finalistas que ingressaram exclusivamente como “treineiros” da FUVEST. Prêmios acompanharão as medalhas de ouro, inclusive o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” ao 1º colocado da 2ª série (ou anterior) e o “Prêmio Talentos”, ao 1º colocado da 3ª série. Quatro prêmios adicionais serão atribuídos: Prêmio Mulheres para a Química para a estudante que melhor se classificar entre as de 3ª série e entre as de 2ª (ou anterior); Prêmio Destaque para o finalista que melhor se classificar entre os participantes de 3ª série e entre os de 2ª série (ou anterior) de escolas públicas da rede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, extensivo ao professor.

    A ABQ-SP se incumbirá de inscrever na Olimpíada Brasileira de Química, OBQ, os 56 estudantes que conquistarem medalhas na OQSP (salvo mudanças no número definido pela OBQ), devendo cada um deles juntamente com seus responsáveis legais ler atentamente o regulamento da OBQ disponível em http://www.obquimica.org e, se não concordarem integralmente com o mesmo, solicitar à ABQ-SP cancelamento da inscrição.

    Observações importantes

    1. A inscrição nas distintas fases da OQSP é gratuita; o deslocamento ao local da prova (IQ-USP) e a participação se dão por conta e risco dos inscritos e seus responsáveis.
    2. As notas das redações não serão publicadas; as notas da prova escrita da Fase II – Final serão afixadas após a premiação, identificadas somente pela senha do finalista; as provas não serão revistas, mostradas aos participantes ou devolvidas. A lista dos medalhistas e premiados, assim como fotos do evento serão veiculadas na AllChemy, podendo ser reproduzidas por outros veículos de comunicação, com citação da fonte.
    3. As omissões ou dúvidas deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora da OQSP, que também se reserva o direito de alterar datas ou locais, suspender o evento por motivo de força maior e acatar às decisões da OBQ, OIAQ ou IChO que impliquem em alterações deste regulamento; as eventuais mudanças, assim como as demais informações, serão divulgadas na AllChemy.






Calendário OQSP-2020
01/set/2019 Início da Fase I, desenvolvida nas Escolas, com elaboração de redações sobre o tema anual, seleção e inscrição de até 5 (2 de 2ª série e 3 de 1ª série ou anterior) na AllChemy (um formulário por redação).
Contato por e-mail: abqsp@iq.usp.br
22/nov/2019 Data limite para inscrição de até 5 redações por Escola na AllChemy (um formulário por redação).
31/mar/2020 Divulgação na AllChemy dos estudantes habilitados para a Fase II – Final: (primeiro) autor de 100 redações; ~40 “treineiros” da FUVEST, 8 vencedores paulistas do TVQ e 4 da ORRP.
25/set/2020
(29/mai)
Data limite para confirmação, pela Escola, da participação na Fase II - Final, do(s) estudante(s) habilitados(s) e matriculados em escolas localizadas no Estado de São Paulo, via Formulário disponível na AllChemy.
Prova
10/out/2020

Premiação
17/out/2020
(06/jun)
Prova da Fase II - Final da OQSP-2020. Devido à pandemia de COVID-19, excepcionalmente, a prova, precedida de vídeos de experimentos, será aplicada à distância (e não no Instituto de Química da USP, São Paulo).
Os finalistas confirmados receberão por e-mail um código-convite para cadastrar-se no Moodle Extensão da USP, receber instruções na página da Olimpíada e participar do  'ensaio de prova' no dia 03 e da 'prova' no dia 10/out.
Os resultados serão anunciados em 17/out/2020, 10h, durante cerimônia virtual de premiação em 
http://bit.ly/OQSP2020 e http://bit.ly/OQSP-2020; os 56 ganhadores de medalhas serão inscritos na OBQ.
13/dez/2020
confirmar no
calendário
da OBQ 
Prova da Olimpíada Brasileira de Química - Fase III, modalidades A = 2ª série ou anterior e B = 3ª série, provavelmente, à distância (devido à pandemia). As inscrições de 56 vencedores da OQSP são feitas exclusivamente pela ABQ-SP. O ato de participar da prova significa que o estudante e seu responsável estão cientes e de acordo com o regulamento da OBQ. Também participam da prova da OBQ estudantes com mais de 80 pontos na OBQJr do ano anterior (vide fluxograma).







Acesso a outros programas relacionados à Olimpíada (aviso: você será redirecionado a outros sites):

Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)
Escola Olímpica de Química (EOQ)

Exemplos de Roteiro e Prova de OQSP anterior

Material de divulgação para download

Cartaz tamanho A4 (jpg, 300 dpi)

Cartaz OQSP-2020

Folder tamanho A4 (reduzido, pdf)

Folder OQSP-2020









Composição das Comissões

Comissão Organizadora da OQSP-2020 e Diretoria da ABQ-SP (09/2019-08/2021)

Profs. Drs.: Ivano G. R. Gutz (IQ-USP, Coordenador da OQSP e Conselheiro da ABQ-SP), Fernando Silva Lopes (IQ-USP, Vice-Coordenador da OQSP), Lucas Carvalho Veloso Rodrigues (IQ-USP, Coordenador Adjunto da OQSP e Diretor Secretário da ABQ-SP), Márcia L. A. Temperini (IQ-USP, Presidente da ABQ-SP), Jairo J. Pedrotti (Univ. Presb. Mackenzie, Vice-presidente da ABQ-SP), Fabio Rodrigues (IQ-USP, Vice-Diretor Secretário da ABQ-SP), Mauro Bertotti (IQ-USP, Diretor Tesoureiro da ABQ-SP) e Lúcio Angnes (IQ-USP, Vice-Diretor Tesoureiro da ABQ-SP). Secretaria Geral: Mirian Ap. Plazza Gutz e Adriana Bertotti.

Conselho Consultivo da ABQ-SP (09/2019-08/2021)

Profs. Drs. Assis Vicente Benedetti (IQ-UNESP), Elisabete Frollini (IQSC-USP), Fábio Rodrigo Piovezani Rocha (CENA-USP), Ivano Gebhardt Rolf Gutz (IQ-USP), Koshun Iha (CTA-ITA), Márcia Guekezian (Univ. Presb. Mackenzie), Marco Aurélio Zezzi Arruda (IQ-UNICAMP), Omar El Seoud (IQ-USP).

Comissão Julgadora das Redações da Fase II - Seleção da OQSP-2020

Professores Doutores do IQ-USP, São Paulo: Ataualpa A. C. Braga, Bayardo B. Torres, Carmen Fernandez, Cassiana S. Nomura, Cassius V. Stevanis, Claudio Di Vitta, Daiana Nogueira (pós-Dr.), Daisy Brito Rezende, Dalva L. A. Faria, Delmárcio Gomes da Silva, Eric Tavares da Costa, Fábio Rodrigues, Flávio A. Maximiano, Fernando S. Lopes (especialista Dr.), Ivano G. R. Gutz, Josué Martins Gonçalves, Kamila de Sousa Gomes (pós-Dr.), Liliana Marzorati, Lucas C. V. Rodrigues, Lucas Colucci Ducati, Lúcio Angnes, Marcia L. A. Temperini, Mauro Bertotti, Patricia B. Di Vitta, Pedro V. de Oliveira, Peróla C. Vasconcellos, Peter Tiedeman, Renato Sanches Freire, Rômulo A. Ando, Silvia H. P. Serrano, Thiago R. L. C. Paixão, Viktoria L. Osório, Wanda de Oliveira, IAG-USP, São Paulo: Adalgiza Fornaro, Thiago Nogueira (pós-Dr.); EACH-USP, São Paulo: Andrea Cavicchioli; IQSC-USP, São Carlos: Elisabete Frollini, Salete L. Queiroz; DQ-FFCL-USP, Rib. Preto: José Fernando de Andrade; CENA-USP, Piracicaba: Fábio R. Piovezani Rocha; IQ-UNICAMP, Campinas: Dosil P. Jesus, José Alberto Fracassi, Marco Aurélio Z. Arruda, Regina Buffon; IQ-UNESP, Araraquara: Assis V. Benedetti, Massao Ionashiro; DQ-UFSCar, São Carlos: Joaquim A. Nóbrega; DQ-Mackenzie, São Paulo: Jairo Pedrotti, Hélio Ribeiro, Márcia Guekezian, Thiago da Cruz Canevari; CCNH-UFABC, Santo André: Ivanise Gaubeur, Patrícia Dantoni; UNIFESP, São Paulo: Mauro A. La Scalea; Univ. Federal Lavras, Lavras: Fabiana Felix; UNESP, Jaboticabal: Márcio Augelli; IPEN-CNEM, São Paulo: Maria Inês C. Cantagallo; ITA-CTA, S. José dos Campos: Koshun Iha; FACCAMP, Campo Limpo Paulista: Lisete M. Fischer; Inst Federal Ed. Ciência e Tec. RJ: Thiago Selva; JPL-NASA, Pasadena, EUA: Mauro Sérgio F. Santos (pós-Dr.), Zuzana Cieslarova (pós-Dr.).





Desenvolvido por: Arthur Andreis

Plano de fundo por: Vinicius Borges

Contato OQSP e ABQ-SP: abqsp@iq.usp.br