Olimpíada de Química do Estado de São Paulo - OQSP-2021 [FINALIZADA!!! Acesse abqsp.org.br para edição atual]


Vias de acesso às olimpíadas: paulista, brasileira e internacionais de química

Se em 2021 você é estudante do ensino médio (ou mesmo de 9ª série), matriculado em colégio ou escola localizada no Estado de São Paulo (pública ou privada), pode participar de uma ou mais das quatro formas de ingresso na OQSP.

1. Redação

Escreva até 4 páginas sobre o tema anual da OQSP e entregue a redação ao seu professor de química. O Diretor ou Coordenador irá inscrever as melhores redações da Escola na Fase II - Seleção.


-Clique para saber mais


-100 vagas para autores na Fase II - Final









2. FUVEST

Inscreva-se na FUVEST como "treineiro" de "Exatas" ou "Biológicas" e classifique-se entre os paulistas com melhor desempenho na 2ª fase.


-Clique para saber mais sobre a FUVEST (você será redirecionado ao site do vestibular)


-40 vagas na Fase II - Final









3. Torneio Virtual de Química

Participe do TVQ e classifique-se entre os 8 paulistas com melhor desempenho no torneio virtual de química.


-Clique para saber mais (você será redirecionado ao site do TVQ)


-8 vagas na Fase II - Final







4. Olimpíada Regional de Química (USP, Ribeirão Preto)

são selecionados 4 alunos com base no desempenho na Olimpíada Regional


-Clique para saber mais (você será redirecionado ao site da ORQ)


-4 vagas na Fase II - Final






Convite

Em nome da Associação Brasileira de Química, anunciamos a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo, edição 2021 (OQSP-2021), e convidamos todos os estudantes do ensino médio, assim como talentos do ensino fundamental, da rede pública e privada do Estado de São Paulo a elaborar, individualmente ou em grupo, redação sobre o tema QUÍMICA E OS OCEANOS, seguindo a orientação dada a seguir. Solicitamos aos dirigentes das escolas e colégios e aos professores de química que divulguem o tema da OQSP-2021, afixem os cartazes em local bem visível, organizem um concurso interno de redações sobre o tema, selecionem as melhores e as inscrevam na OQSP-2021.

Até a data limite indicada no Calendário da OQSP cada Escola com ensino médio localizada no Estado de São Paulo poderá inscrever, utilizando o formulário disponível na AllChemy, duas melhores redações de estudantes matriculados em 2021 na 3ª série e três de 2ª série ou anteriores com autores que se enquadram no Regulamento. A ABQ-SP selecionará, até abril vindouro, 100 redações, habilitando o primeiro autor de cada redação a participar da Fase II - Final da OQSP que compreende Prova a ser aplicada no campus da Universidade de São Paulo (obs: para 2021, será realizada de forma on-line), em São Paulo, SP (mapa), em um sábado da 1ª quinzena de junho. A ABQ-SP também convidará para a Fase II - Final 40 “treineiros” da FUVEST-2021 inscritos nas carreiras de Exatas ou Biológicas com melhor desempenho na prova da 1ª Fase e nas questões de química da prova do 2º dia da 2ª Fase (20 inscritos em vagas de ampla concorrência e 20 em vagas de Escolas Públicas ou PPI). Também serão convidados oito paulistas indicados pelo Torneio Virtual de Química (IQ-Unicamp) e quatro da Olimpíada Regional de Química (FFCLRP-USP). Os 56 vencedores da Fase II - Final da OQSP (28 por série) representarão o estado de SP na Olimpíada Brasileira de Química, única via de acesso às Olimpíadas Ibero-americana (OIAQ, ~17 países) e Internacional de Química (IChO, ~80 países).

Ressaltamos que medalhistas da OBQ, OIAQ e IChO podem concorrer a vagas de ingresso sem exame vestibular em muitos cursos da USP e da Unicamp. Ao longo da história da OQSP, realizada pela ABQ-SP desde 1997 com apoio do IQ-USP, seus vencedores conquistaram mais de uma centena de medalhas da OBQ, muitas medalhas de ouro, prata e bronze na OIAQ, uma de ouro e várias de prata e bronze na IChO. Os patrocinadores da OQSP-2021 são ABICLOR, Agilent, CLARIANT, Conselho Regional de Química – 4ª Região, Eurofarma e Universidade Presb. Mackenzie. Além do apoio do IQ-USP, da FUVEST, da Metrohm e da Abiquim, a OQSP conta com a colaboração de mais de sessenta Doutores em Química, em sua maioria professores das três universidades estaduais paulistas.

Deixamos nossos votos de sucesso aos estudantes e permanecemos à disposição para esclarecer dúvidas pelo e-mail abqsp@iq.usp.br ou telefone (11) 3091-2159 ou na sede da ABQ-SP, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, sala 0306, São Paulo, SP (das 14h00 às 18h00). Informações atualizadas, regulamento, inscrições calendário e resultados serão veiculados na AllChemy.

São Paulo, 16 de novembro de 2020
        A Comissão Organizadora da OQSP-2021



ESTUDANTE: Leia  e releia a ORIENTAÇÃO ao elaborar a REDAÇÃO

Orientação para a elaboração da Redação

A ABQ-SP traz o tópico “QUÍMICA E OS OCEANOS” como tema para elaboração de redações para a OQSP-2021. A proposta é de que os estudantes realizem pesquisas e/ou experimentos e desenvolvam redações sobre as soluções apresentadas pela química para o uso sustentável dos oceanos.

Manter a qualidade de vida de uma população mundial de quase 8 bilhões de pessoas (fonte: https://www.worldometers.info/br/) não seria possível sem os avanços científicos para a disponibilização em larga escala de recursos como água potável, alimentos, energia, entre outros. Neste cenário, a química é a ciência que mais tem desenvolvido soluções positivas, não só para prover os recursos necessários para uma população mundial ainda em crescimento, como para mitigar ou reverter os efeitos causados pela extensiva atividade humana.

Como os oceanos, além de representarem o maior reservatório de água de nosso planeta, acolhem a maioria dos organismos vivos, a compreensão das propriedades químicas dos ambientes marinhos é fundamental não só para a avaliação do impacto causado pelos seres humanos, mas também como fonte de conhecimento para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para o planeta.

Neste sentido, as redações apresentadas deverão ter como foco soluções oferecidas pela química que possuam relação com os oceanos, servindo como exemplos:

  1 – Estudos e tecnologias para evitar a degradação do ambiente marinho (desenvolvimento de materiais biodegradáveis em substituição aos convencionais, desenvolvimento de novas fontes de energia, combustíveis ou materiais visando à redução das emissões de CO2 na atmosfera, com consequente acidificação dos oceanos ou aumento do nível do mar);

2 – Estudo e desenvolvimento de tecnologias e materiais capazes de reverter estragos causados pelo consumo excessivo de combustíveis ou por acidentes e ação humana (captura de CO2, remoção de óleo de oceanos, etc.);

3 – Tecnologias viabilizadas e em estudo pela química para produção de água potável a partir de água do mar;

4 – Extração sustentável de produtos químicos dos oceanos;

5 – Proteção contra corrosão em ambientes marinhos.

 

A redação não deverá exceder 4 páginas tamanho A4, margens de 2 cm, fonte 11 ou 12, espaçamento 1 a 1,5 (vide modelo para elaboração de redação). Depois da introdução (que pode ser mais geral), os resultados experimentais próprios (com algumas fotos) ou de vídeos (identificados nas referências) devem ser discutidos e correlacionados com a importância da química no uso sustentável dos oceanos, conduzindo então a uma conclusão coerente.

Entre os motivos para redução de nota ou mesmo desclassificação da redação figuram: fugir da orientação dada acima, plagiar texto ou figuras ou não citar as fontes consultadas nas Referências Bibliográficas ou exceder 4 páginas. Mais informações importantes encontram-se a seguir no regulamento da OQSP – Fase I.


Regulamento da Olimpíada de Química SP-2021

A Seção Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Química, ABQ-SP, promove, no período de novembro de 2020 a junho de 2021 a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – OQSP-2021, com os seguintes objetivos principais:

  1. envolver os estudantes de ensino médio numa atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro;
  2. revelar jovens talentos com vocação para a química;
  3. selecionar a Delegação Paulista para os exames da OBQ – Olimpíada Brasileira de Química, via de acesso dos estudantes paulistas à OIAQ – Olimpíada Ibero-americana de Química e à IChO – Olimpíada Internacional em Química.

A OQSP destina-se exclusivamente a estudantes matriculados em escolas no Estado de São Paulo e se desenvolve em duas fases, detalhadas a seguir.

Fase I - Redação: Elaboração, Seleção e Inscrição [realizada na Escola]

Estudantes do ensino médio ou mesmo talentos do ensino fundamental podem participar com redações individuais ou preparadas em grupos de até 5 membros, situação em que, se a redação for selecionada na Fase II, somente o 1º autor participará da Fase II - Final. O tema da OQSP-2021 é “QUÍMICA E OS OCEANOS” e as redações dissertativas-argumentativas deverão estar em conformidade com a Orientação para a Elaboração da Redação. Os autores devem dar atenção especial aos seguintes aspectos que serão levados em conta pelos avaliadores: a originalidade das ideias, a observação de experimentos próprios ou em vídeo, a observância do estilo dissertativo-argumentativo, o nível de embasamento, a coerência do texto, a precisão de linguagem e a bibliografia. As redações não devem exceder 4 páginas de tamanho A4 (210 x 297 mm), com margens de 2 cm, espaçamento 1 a 1,5 entre as linhas e fonte de tamanho 11 ou 12 . O arquivo digital deverá ser salvo em formato pdf. Só poderão ser incluídos desenhos, figuras ou fotos feitas pelo(s) autor(es) ou copiadas de fontes que permitam a reprodução (p.ex., licença CC – Creative Commons, usual na Wikipedia) e que sejam identificadas na redação. Se o texto contiver citações breves “entre aspas”, a referência bibliográfica têm que ser fornecida, tal como para materiais consultados para a elaboração de cada trecho da redação (indicamos utilizar modelo disponível para elaboração de redação).

Cabe aos dirigentes das escolas, com a ajuda do(s) professor(es), especialmente o(s) de química, promover a divulgação da OQSP, incentivar a participação, proceder à classificação das redações segundo os critérios acima e efetuar a inscrição (gratuita) de até cinco redações por escola ou colégio (ou unidade com CNPJ próprio). Destas 5 redações, até trêss devem ser de estudantes matriculados em 2021 na 2ª série ou anterior e duas de estudantes matriculados em 2021 na 3ª série do ensino médio. A inscrição de cada redação deverá ser solicitada por um dirigente ou coordenador de curso da Escola e consistirá em:

  1. nomear o arquivo da redação como, p.ex., NomeDaEscola-NomeDoAluno-série.pdf;
  2. preencher o formulário de Inscrição de Redação disponível na página da OQSP-2021 (clicando em "próximo", há espaço para até 5 redações);
  3. anexar ao formulário preenchido os arquivos das redações e clicar em "enviar".

  4. Antes de efetuar a inscrição, o dirigente da Escola deverá concordar e obter a concordância dos autores e de seus responsáveis com este regulamento. Serão aceitas somente redações inscritas e recebidas até a data limite fixada no Calendário oficial. A Escola deverá preservar cópia dos arquivos das redações, ao menos até o final da OQSP-2021, para eventual retransmissão.

    Fase II - Seleção de finalistas [realizada pela ABQ-SP]

    A Comissão Julgadora designada pela ABQ-SP examinará as redações sem identificação (afora uma senha), fará a seleção de 50 redações com autores que em 2021 estejam na 2ª série ou anterior e 50 de 3ª série e destacará de 10 a 20 para publicação na AllChemy. O resultado da seleção de redações será publicado na AllChemy sob forma de lista de 100 autores habilitados para a prova da Fase II - Final sendo que, para redações elaboradas em equipe, somente o 1º autor (autor principal) constante no formulário de inscrição será habilitado, sem possibilidade de substituição. Atendendo ao regulamento da OBQ, o nome da Escola constante no formulário de inscrição na Fase II não poderá ser substituído em caso de transferência do estudante para outra instituição de ensino.

    A relação de estudantes habilitados a participar da Fase II - Final será publicada na Allchemy, sendo a lista composta por:


    - 100 estudantes selecionados com base nas redações;

    - 40 "treineiros" da FUVEST-2021 inscritos nas carreiras de Exatas ou Biológicas com melhor desempenho na prova da 1ª Fase e nas questões de química da prova do 2º dia da 2ª Fase (20 inscritos em vagas de ampla concorrência e 20 em vagas de Escolas Públicas ou PPI);

    - 8 paulistas indicados pelo Torneio Virtual de Química (TVQ) (IQ-Unicamp);

    - 4 paulistas indicados pela Olimpíada Regional de Química (ORQ) (FFCLRP-USP).


      Todos os habilitados interessados deverão preencher o formulário de confirmação de participação na Fase II – Final, disponível na AllChemy, dentro do prazo fixado no calendário. O envio do formulário implica na concordância dos estudantes, seus responsáveis legais e dirigentes de escola com todos os termos deste regulamento, inclusive:

    1.  o deslocamento do estudante e acompanhante ao local da A Prova será on-line na Universidade de São Paulo, e a participação na Prova e demais atividades se dão por conta e risco do estudante e seus responsáveis legais;
    2.   a Prova Final da OQSP será realizada num sábado da 1ª quinzena de junho, servindo de orientação para os estudos os programas apresentados para as modalidades 'A' e 'B' da OBQ no endereço http://www.obquimica.org/olimpiadas/index/brasileira/item/programa;
    3.  a ABQ-SP e os apoiadores e patrocinadores da OQSP estão autorizados a registrar e divulgar imagens e nomes de finalistas e demais envolvidos no evento, de forma irrevogável e gratuita, por qualquer meio ou forma de comunicação.
    4. atendendo ao regulamento da OBQ, o nome da Escola constante no formulário de confirmação de participação na Fase II não poderá ser substituído, em caso de transferência posterior do estudante.

    Fase II - Final: Prova de conhecimento e raciocínio, seguida de Premiação [realizada na USP]

    Os estudantes habilitados e que enviarem à ABQ-SP o formulário de confirmação de participação deverão seguir as orientações enviadas por e-mail comparecer munidos de documento de identidade com foto ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo, na data e horário determinados no calendário e programa da Fase Final da OQSP. Aos finalistas participantes presentes serão conferidos Certificados de Participação na Fase II - Final, extensivos aos coautores (se houver) e professores de química dos autores de redação. A Fase II - Final poderá ser precedida da apresentação de experimentos demonstrativos e/ou vídeos preparatórios para a Prova. A presença nas atividades posteriores à Prova é facultativa.

    As provas (sem identificação afora senha) serão corrigidas imediatamentedas pela Comissão Julgadora, composta exclusivamente por Doutores em Química ou áreas correlatas. A nota da prova determinará a classificação para a atribuição de medalhas.

    Na premiação da OQSP serão atribuídas 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 16 de bronze aos participantes de 3ª série e 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 16 de bronze para os de 2ª série ou anterior, totalizando 56 medalhas. Prêmios acompanharão as medalhas de ouro, inclusive o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” ao 1º colocado da 2ª série (ou anterior) e o “Prêmio Talentos”, ao 1º colocado da 3ª série. Quatro prêmios adicionais serão atribuídos: Prêmio Mulheres para a Química para a estudante que melhor se classificar entre as de 3ª série e entre as de 2ª (ou anterior); Prêmio Destaque para o finalista que melhor se classificar entre os participantes de 3ª série e entre os de 2ª série (ou anterior) de escolas públicas do Estado de São Paulo, extensivo ao professor.

    A ABQ-SP se incumbirá de inscrever na Olimpíada Brasileira de Química, OBQ, os 56 estudantes que conquistarem medalhas na OQSP (salvo mudanças no número definido pela OBQ), devendo cada um deles juntamente com seus responsáveis legais ler atentamente o regulamento da OBQ disponível em http://www.obquimica.org e, se não concordarem integralmente com o mesmo, solicitar à ABQ-SP cancelamento da inscrição.

    Observações importantes

    1. A inscrição nas distintas fases da OQSP é gratuita; o deslocamento ao local da prova (IQ-USP) e a participação se dão por conta e risco dos inscritos e seus responsáveis.
    2. As notas das redações não serão publicadas; as notas da prova escrita da Fase II – Final serão afixadas após a premiação, identificadas somente pela senha do finalista; as provas não serão revistas, mostradas aos participantes ou devolvidas. A lista dos medalhistas e premiados, assim como fotos do evento serão veiculadas na AllChemy, podendo ser reproduzidas por outros veículos de comunicação, com citação da fonte.
    3. As omissões ou dúvidas deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora da OQSP, que também se reserva o direito de alterar datas ou locais, suspender o evento por motivo de força maior e acatar às decisões da OBQ, OIAQ ou IChO que impliquem em alterações deste regulamento; as eventuais mudanças, assim como as demais informações, serão divulgadas na AllChemy.






Calendário OQSP-2021
16/nov/2020 Lançamento da OQSP-2021 e início da Fase I, desenvolvida nas Escolas, com elaboração de redações sobre o tema anual, seleção e inscrição de até 5 redações (2 de 3ª série e 3 de 2ª série ou anterior na AllChemy.
Contato por e-mail: abqsp@iq.usp.br
31/mar/2021
Alterado para
26/Abr/2021
Foi adiada data limite para inscrição de até 5 redações por Escola na AllChemy (formulário).
Até 15/mai/2021 Divulgação na AllChemy dos estudantes habilitados para a Fase II – Final: (primeiro) autor de 100 redações; 40 “treineiros” da FUVEST, 8 vencedores paulistas do TVQ e 4 da ORRP.
31/mai/2021 Data limite para confirmação, pela Escola, da participação na Fase II - Final, do(s) estudante(s) habilitados(s) e matriculados em escolas localizadas no Estado de São Paulo, via Formulário disponível na AllChemy.
12/jun/2021
Prova e premiação
Prova da Fase II - Final da OQSP-2021 (on-line - Ver Programa).
xx/2021
confirmar no
calendário
da OBQ 
Prova da Olimpíada Brasileira de Química - Fase III, modalidades A = 2ª série ou anterior e B = 3ª série. As inscrições de 56 vencedores da OQSP serão feitas exclusivamente pela ABQ-SP. O ato de participar da prova significa que o estudante e seu responsável estão cientes e de acordo com o regulamento da OBQ. Também participam da prova da OBQ estudantes com mais de 80 pontos na OBQJr do ano anterior (vide fluxograma).







Acesso a outros programas relacionados à Olimpíada (aviso: você será redirecionado a outros sites):

Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)
Escola Olímpica de Química (EOQ)

Exemplos de Roteiro e Prova de OQSP anterior

Material de divulgação para download

Cartaz, clique para ampliar (jpg, 300 dpi)

Cartaz OQSP-2021









Composição das Comissões

Comissão Organizadora da OQSP-2021 e Diretoria da ABQ-SP (09/2019-08/2021)

Coordenadores: Prof. Dr.: Lucas C.V. Rodrigues (IQ-USP) e Dr. Fernando Silva Lopes (IQ-USP)

Diretoria ABQ-SP, Profs. Drs.: Márcia L. A. Temperini (IQ-USP, Presidente da ABQ-SP), Jairo J. Pedrotti (Univ. Presb. Mackenzie, Vice-presidente da ABQ-SP), Mauro Bertotti (IQ-USP, Diretor Tesoureiro da ABQ-SP), Lucas Carvalho Veloso Rodrigues (IQ-USP, Diretor Secretário da ABQ-SP), Fabio Rodrigues (IQ-USP, Vice-Diretor Secretário da ABQ-SP) e Lúcio Angnes (IQ-USP, Vice-Diretor Tesoureiro da ABQ-SP). Secretaria Geral: Adriana Bertotti.

Conselho Consultivo da ABQ-SP (09/2019-08/2021)

Profs. Drs. Assis Vicente Benedetti (IQ-UNESP), Elisabete Frollini (IQSC-USP), Fábio Rodrigo Piovezani Rocha (CENA-USP), Ivano Gebhardt Rolf Gutz (IQ-USP), Koshun Iha (CTA-ITA), Márcia Guekezian (Univ. Presb. Mackenzie), Marco Aurélio Zezzi Arruda (IQ-UNICAMP), Omar El Seoud (IQ-USP).

Comissão Julgadora das Redações da Fase II - Seleção da OQSP-2021

Professores Doutores do IQ-USP, São Paulo: Aline P. Martins (pós-Dr.), Ataualpa A. C. Braga, Bayardo B. Torres, Breno P. Espósito, Carmen Fernandez, Cassiana S. Nomura, Cassius V. Stevanis, Cleber Wanderley Liria (Especialista Dr.), Daiana Nogueira (pós-Dr.), Daisy Brito Rezende, Daniela Daniel (pós-Dr.) Delmárcio Gomes da Silva, Eric Tavares da Costa, Fábio Rodrigues, Flávio A. Maximiano, Fernando S. Lopes (especialista Dr.), Guilherme L. Batista (pós-Dr.), Ivano G. R. Gutz, Jivaldo Matos, José Ricardo da Silva (pós-Dr.), Kamila de Sousa Gomes (pós-Dr.), Liliana Marzorati, Lucas C. V. Rodrigues, Lucas Colucci Ducati, Lúcio Angnes, Lydia F. Yamaguchi (pós-Dr.),  Marcia L. A. Temperini, Mauro Bertotti, Otávio M. Gil (pós-Dr.),  Pâmela de O. Rossini (pós-Dr.), Paola Cório, Paulo Porto, Peróla C. Vasconcellos, Peter Tiedeman, Renato Sanches Freire, Roberta Mansini Cardoso (pós-Dr.), Rômulo A. Ando, Silvia H. P. Serrano, Thiago Gomes Cordeiro (pós-Dr.), Thiago R. L. C. Paixão, Viktoria L. Osório,; IAG-USP, São Paulo: Adalgiza Fornaro, Daniel C. Zacharias, Monique S. Coelho, Natannael A. Souza, Thiago Nogueira (pós-Dr.); EACH-USP, São Paulo: Andrea Cavicchioli; IQSC-USP, São Carlos: Elisabete Frollini, Salete L. Queiroz, Rafael M. Buoro,; DQ-FFCL-USP, Rib. Preto: José Fernando de Andrade; CENA-USP, Piracicaba: Fábio R. Piovezani Rocha; IQ-UNICAMP, Campinas: Dosil P. Jesus, José Alberto Fracassi, Marco Aurélio Z. Arruda, Regina Buffon; IQ-UNESP, Araraquara: Assis V. Benedetti,; DQ-UFSCar, São Carlos: Alan R. F. Lima (pós-Dr.), Joaquim A. Nóbrega; DQ-Mackenzie, São Paulo: Jairo Pedrotti, Hélio Ribeiro, Marco Santos, Thiago da Cruz Canevari; UFABC, Santo André: Lúcia H. G. Coelho, Patrícia Dantoni; UNIFESP, São Paulo: Angerson N. do Nascimento, Mauro A. La Scalea, Thiago L. Ferreira; Univ. Federal Lavras, Lavras: Fabiana Felix; IPEN-CNEM, São Paulo: Maria Inês C. Cantagallo; ITA-CTA, S. José dos Campos: Koshun Iha; FACCAMP, Campo Limpo Paulista: Lisete M. Fischer; Inst Federal Ed. Ciência e Tec. RJ: Thiago Selva; JPL-NASA, Pasadena, EUA: Mauro Sérgio F. Santos (pós-Dr.), Zuzana Cieslarova (pós-Dr.).; ICB-USP: Kelliton J.M. Francisco; Fiocruz, Curitiba: Lucas Blanes; UFPA: Carlos A. Neves.





Layout: Arthur Andreis

Plano de fundo por: Vinicius Borges

Contato OQSP e ABQ-SP: abqsp@iq.usp.br