Olimpíada de Química SP-2005 - Convite
 

Regulamento da Olimpíada de Química SP-2005
 

Calendário
 

As 20 redações selecionadas pela OQSP-2005
 

Lista dos Classificados para a Fase Final (pela Redação)
 

Vencedores da OQSP-2005
 

Fotos da Fase Final da OQSP-2005
 

Formulário de Inscrição para a Fase Final
 

Formulário de Inscrição de Redação
 

Conheça os patrocinadores da OQSP-2005
pela Internet
 

Palestra: Importância da Química no Agro
Negócio da Soja; Frederico A. K. Kladt (Bunge)

(arquivo PowerPoint)

Resultados da Olimpíada Anterior
(Olimpíada de Química SP-2004)


Olimpíada de Química SP-2005 - Convite

Em nome da Associação Brasileira de Química, anunciamos a Olimpíada de Química SP-2005 e convidamos todos os estudantes de ensino médio a participar e os Dirigentes e Professores das Escolas a divulgar o evento e a organizar a seleção das melhores redações. Para tanto, solicitamos a afixação dos cartazes em local bem visível, a distribuição de cópias do regulamento a todos os professores de química e a divulgação do evento por outros meios disponíveis em cada instituição de ensino.

A Fase Inicial baseia-se em redações elaboradas individualmente ou em equipe, cabendo a cada escola selecionar e inscrever até 4 redações de 4 páginas cada (ficha de inscrição anexa), sendo duas de estudantes de 1ª série e  duas de 2ª série. Promover um concurso interno é uma boa idéia.

O tema das redações deste ano, “Biocombustíveis: Aspectos Químicos, Ambientais e Econômicos”, remete os estudantes ao estudo, observação, discussão e reflexão sobre a produção de combustíveis renováveis para os meios de transporte, a partir da biomassa (álcool, óleos vegetais, etc.), visando à substituição ou à mistura com combustíveis fósseis, derivados do petróleo. Recomenda-se que seja feita uma comparação entre estas duas fontes de combustíveis (podendo ser mencionadas alternativas futuras) ao tratar do cultivo de biomassa/extração de petróleo, processamento físico e químico para chegar aos combustíveis, rendimento dos veículos, impacto ambiental (inclusive efeito estufa) das diversas etapas e relação custo/benefício.

Idéias próprias sobre o assunto serão valorizadas. Plágio, mesmo que parcial, será motivo para desclassificação. Se alguma frase ou parágrafo de outra fonte for reproduzido, deverá estar entre aspas e acompanhado da referência (autor, obra, página). O restante da bibliografia utilizada tem que ser citado no final.

Nas redações feitas em equipe, indicar o estudante com melhor aproveitamento em química como autor principal, para aumentar as chances nas fases posteriores. Lembramos que a única forma de acesso dos estudantes paulistas à Olimpíada Brasileira de Química é classificando-se entre os 40 vencedores da OQ SP; somente os estudantes que em 2004 estão na 1ª série e nasceram depois de 02/07/1986 poderão alcançar a Olimpíada Internacional de Química (>60 paises).

Ressaltamos que a ABQ-SP realiza a OQ SP-2005 com o apoio do IQ-USP (infra-estrutura) e da FUVEST (seleção de “treineiros”), tendo como patrocinadores o Conselho Regional de Química – 4ª Região, a Ipiranga Química, a Abiclor, a Univ. Presbit. Mackenzie, a Bunge e a Petroquímica União, e como colaboradores, mais de quatro dezenas de doutores em química, em sua maioria, professores das três universidades estaduais paulistas.

Deixamos nossos votos de sucesso e colocamo-nos à disposição para esclarecer dúvidas por e-mail: abqsp@iq.usp.br, ou fax/fone (11) 3091-2159 (das 8h00 às 12h00). Informações atualizadas e resultados serão veiculados na AllChemy.

São Paulo, setembro de 2004,

Prof. Dr. Omar A. El Seoud
Presidente ABQ-SP

Prof. Dr. Ivano G. R. Gutz
Coordenador OQ SP
Vice Presidente da ABQ-SP


Regulamento da Olimpíada de Química SP-2005

A Seção Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Química, ABQ-SP, estará promovendo, no período de setembro de 2004 a junho de 2005 a Olimpíada de Química SP-2005 (OQ SP-2005), com os seguintes objetivos principais: a) envolver os estudantes de ensino médio numa atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro; b) revelar jovens talentos com vocação para a química e premiá-los; c) selecionar a Delegação Paulista para os exames da OBQ - Olimpíada Brasileira de Química (em 2005), via de acesso à OIAQ - Olimpíada Ibero-americana de Química (em 2005) e à IChO - Olimpíada Internacional em Química (em 2006). O tema escolhido para as redações é “Biocombustíveis: Aspectos químicos, Ambientais e Econômicos”.

A OQ SP-2005 destina-se exclusivamente a estudantes de ensino médio (inclusive técnico), nascidos depois de 02/07/1986 e matriculados em escolas localizadas no Estado de São Paulo. A OQ SP-2005 compreenderá três fases:

Fase 1 - Redação, Seleção e Inscrição [fase realizada na Escola]

As redações têm que ser originais e elaboradas exclusivamente pelos estudantes, individualmente ou em equipes de até 5 membros; a enumeração da bibliografia utilizada (livros, artigos de jornais e revistas, páginas da Internet) é obrigatória no final do texto, cuja extensão máxima é de 4 páginas. Plágio, mesmo que parcial, resultará em desclassificação. Cabe às escolas, com a ajuda do(s) professor(es) de química, incentivar a participação, promover a seleção e efetuar a inscrição na ABQ-SP de até quatro redações sendo duas de estudantes de 1ª série e duas de 2ª série. Cada redação terá como folha de rosto (grampeada) uma ficha de inscrição preenchida (tirar cópias da ficha original ou imprimir da internet (ficha de inscrição), sendo proibida qualquer identificação (autor(es), escola, etc.) na própria redação. Recomenda-se datilografar ou digitar as 4 páginas com espaçamento 1,5 e caracteres de tamanho 12 a 14 em folhas de papel de tamanho A4 (210 x 297 mm). Quem usar computador deve guardar o arquivo, que será solicitado se a redação for escolhida para publicação. Ao se inscrever, os autores concordam em transferir seus direitos autorais para a ABQ-SP.

Fase 2  - Seleção dos finalistas [fase realizada pela ABQ-SP]

A Comissão Julgadora designada pela ABQ-SP examinará as redações (numeradas e sem outra identificação) considerando o enquadramento no tema, a originalidade das idéias dos estudantes, o nível de embasamento, a coerência do texto, a precisão de linguagem e a bibliografia (eliminatória). A Comissão Julgadora fará a seleção de 50 redações com autores de 1ª série  e 50 de 2ª série e destacará 20 para publicação na AllChemy. A lista das 100 redações vencedoras, com todos os autores, será divulgada na AllChemy e enviada às escolas participantes. No caso de redações elaboradas em equipe, somente o autor principal será convocado para a prova da Fase Final. As escolas deverão confirmar, por escrito, a participação dos estudantes convocados. Estudantes que mudarem de escola, de endereço ou de e-mail, deverão notificar a ABQ-SP.

Poderão se inscrever na Fase Final os “treineiros” do vestibular da FUVEST – 2005 que receberem carta-convite e comprovarem as melhores notas na prova escrita de química (cerca de 20 de 2ª série e 20 de 3ª série). Poderão ser admitidos, a critério dos organizadores, vencedores de Olimpíadas Regionais de Química realizadas no Estado de SP.

Fase Final – Prova de conhecimento e raciocínio  e Premiação [realizada no IQ-USP]

Os finalistas inscritos comparecerão, munidos de documento de identidade, ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo na data e horário determinados no calendário, onde receberão seu Certificado de Participação na Fase Final. Inicialmente, assistirão a experimentos demonstrados por professores, relacionados com as questões da prova. Em seguida, os alunos disporão de 120 minutos para responder às questões, que se situarão dentro do programa de química para o ensino médio apresentado no site da OBQ.

As provas (anônimas e com senha) serão corrigidas imediatamente pela Comissão Julgadora, composta exclusivamente por Doutores em Química ou áreas correlatas. A nota determinará a classificação para a atribuição das 20 medalhas de cada série; rebaixamento de classificação será aplicado aos “treineiros”, se necessário, para que estes não recebam mais que a metade das medalhas de cada série.

Na sessão de premiação serão atribuídas 40 medalhas, sendo 3 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze para cada série. Prêmios em dinheiro acompanharão as medalhas de ouro, culminando com o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini”, conferido pelo IQ-USP ao 1º colocado da 3ª série.

A ABQ-SP se incumbirá de inscrever na Olimpíada Brasileira de Química o número de participantes determinado pelo regulamento desta (em 2004 foram 40 estudantes por estado), respeitada a classificação obtida na OQ SP.

Observações importantes

a) A inscrição nas distintas fases da OQ SP-2005 é gratuita e a participação se dá por conta e risco do inscrito e/ou seus responsáveis.

b) As notas das redações não serão publicadas; as notas da prova escrita serão afixadas após a premiação, identificadas somente pela senha do aluno; não serão possíveis revisões de prova.

c) As omissões ou dúvidas deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora da OQ-SP, que também se reserva o direito de alterar datas ou locais, suspender o evento e acatar às decisões da OBQ, OIAQ ou IChO que impliquem em alterações deste regulamento; as eventuais mudanças serão divulgadas na AllChemy.


Calendário da Olimpíada de Química SP-2005:

03/nov/2004:

Data final recomendada para a entrega das redações aos professores das escolas.
22/nov/2004:
Data limite para postagem ou entrega de redações pelas Escolas na
Associação Brasileira de Química – SP, Av. Prof. Lineu Prestes 748,
IQ-USP, Sala 306, 05508-900 - São Paulo, SP
Telefone/Fax: (11) 3091-2159, e-mail: abqsp@iq.usp.br
Março/2005:
Divulgação na AllChemy da lista das 100 redações escolhidas e postagem de cópia às escolas participantes, convocando os autores principais para a Fase Final.
Mar-abr/2005:
Inscrição dos “treineiros” com maior nota em química na FUVEST-2005.
10/mai/2005:
Data limite para as Escolas confirmarem à ABQ-SP, a participação na Fase Final, do(s) estudante(s) convocado(s).
04/jun/2005:
Fase Final da OQ SP-2005, com início às 9 horas (chegar às 8h30), no Instituto de Química da USP, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária, São Paulo; à tarde, almoço, atividades, sessão de premiação e encerramento.
Ago/set/2005:
Exame da Olimpíada Brasileira de Química. No Estado de São Paulo, as inscrições são feitas pela ABQ-SP e as provas são aplicadas no Instituto de Química da USP.


Comissão Organizadora da OQ-SP-2005

Profs. Drs.: Ivano G. R. Gutz (IQ-USP, Coord. da OQ SP e Coord. Estadual da OBQ), Omar A. El Seoud (IQ-USP, Presid. da ABQ-SP), Elisabeth de Oliveira (IQ-USP), Maria Inês C. Cantagallo (IPEN-CNEN), Jairo Pedrotti (Univ. Presb. Mackenzie), Marcia Gueckezian (Univ. Presb. Mackenzie), Lúcio Angnes (IQ-USP).


Conheça os patrocinadores da OQ-SP-2005 pela Internet
Promoção:
 
www.abq.org.br
Apoio:
 
www.iq.usp.br
Cursos de química, diurno e noturno

www.fuvest.br
Patrocínio:
 
www.crq4.org.br
 

www.clorosur.com
Assoc. das Indústrias de Cloro, Alcalis e Derivados
www.mackenzie.br
Cursos noturnos de química
 


www.bunge.com.br
Agribusiness e alimentos
 
www.pqu.com.br
Indústria Petroquímica
Divulgação:
AllChemy


PENSANDO EM ESTUDAR QUÍMICA?

 O Instituto de Química da USP e a FCBEE da Univ. Presb. Mackenzie oferecem diversas modalidades de cursos de graduação em química.